quarta-feira, maio 31, 2006

Alfa 159

A Policia Italiana acabou de receber novos carros para transportar os seus agentes. É o novo Alfa 159, que ainda não desembarcou ao Brasil.

O modelo escolhido é o 159 2.4 JTDm (Diesel), com nada menos que 200cv de potência.

A história da Alfa com a policia italiana é de longa data, e já passaram pelas companhias o Alfa Romeo Alfasud, 33, 75, 156, dentre outros.

Pois é, quem não pode dirigir os Gallardo, têm que se contentar com essa mixaria aí.

segunda-feira, maio 29, 2006

Volta ao Mundo

Kia Opirus → O luxuoso sedã da Kia passa por uma reestilização em sua terra natal. A grade de SsangYong sai, dando lugar a uma nova, com finos frisos verticais e de visual menos chamativo. Os faróis de Mercedes (ou de VW Polo, como quiser) continuam lá. A traseira sofreu as maiores alterações, ganhando um pouco mais de personalidade com novas lanternas verticais e uma moldura cromada em torno da placa. O interior também foi revisto.

Melhorou ou não? Comentem abaixo!

Plástica Japonesa
→ Os Subaru Legacy/Outback e Toyota Avensis também sofreram alterações em seus visuais, só que bem mais sutis. O Legacy recebeu grade maior, novos pára-choques e faróis levemente modificados, com cantos arredondados. O nem tanto “revigorado” Avensis recebeu pequenas modificações na distribuição de luzes, dos faróis e lanternas. Mudanças também nos pára-choques e grade. O carro é uma das atrações da Toyota no Salão de Madrid que abriu as portas no último dia 26 e vai até 4 de junho.



Subaru Legacy Sedã, Perua e Outback (Clique para Ampliar)


Toyota Avensis (Clique para Ampliar)

O Mais Barato → A indiana Tata Motors quer produzir o automóvel mais barato do mundo. Seria um modelo 4 portas com motor de 600 cm³ e preço abaixo dos US$ 2.200. A montadora investirá 170 milhões de euros numa nova fábrica e o carro será destinado a países emergentes. Em dezembro, já havia anunciado a intenção, mas agora surge a confirmação da nova fábrica.

Pão Francês → Neste comercial da Renault, ela tenta mostrar para o consumidor que seus automóveis são os mais seguros, através de rigorosos “crash-tests” de alimentos. Claro, não restam dúvidas de que o pão francês ganhou 5 estrelas no teste!

domingo, maio 28, 2006

Novo Omega


A GM prepara apressadamente o uma nova geração do Holden Commodore, e, por tabela, do nosso Chevrolet Omega.

O estilo será revolucionário, com linhas bem mais limpas em relação a da atual geração do Omega, que já está a cerca de 13 anos no mercado.

No entanto, o mais interessante de tudo estará embaixo dessa carroceria, uma grande evolução em relação a geração antiga, como sugerem suspensão multilink traseira, tanque de combustível à frente do eixo traseiro, além de melhorias nos atuais motores Alloytec (aqui vendido na versão V6). Mais que isso, o novo Chevrolet Omega estreará o inédito V8 LS2 em que metade dos cilindros se desliga quando não exigida.

Este será o primeiro veículo sobre a plataforma Zeta no mundo, plataforma essa que também deverá dar origem a outros modelos do grupo, como o novo Pontiac GTO e o novo Chevy Impala americano.




Colaboração: Gustavo Torres

sexta-feira, maio 26, 2006

VW traz sedã Jetta em setembro

Jetta: Belo, moderno e potente, o VW chega do México para agitar ainda mais o segmento dos sedãs médios.
O segmento mais agitado de nosso mercado está prestes a ganhar mais um concorrente: a Volkswagen prepara a importação do sedã Jetta, que virá do México a partir de setembro. Com isso, irão alinhar-se lado a lado nos revendedores da marca duas gerações do mesmo carro, já que seu antecessor, o Bora (que também se chamou Jetta na América do Norte), continua a ser produzido e importado do mesmo país e concorre, no Brasil, em uma faixa de preço inferior (com bons resultados, diga-se de passagem).

O Jetta (ou Vento, como é chamado na Argentina, onde já é vendido) utiliza a mesma plataforma da quinta geração do Golf e sempre foi, historicamente, o modelo mais vendido da Volkswagen nos Estados Unidos e Canadá. A nova geração vem recebendo muitos elogios da imprensa especializada naqueles países, onde também se destaca pela excelente relação custo-benefício, frente a modelos americanos e japoneses. Como vantagem em relação a estes, oferece o status de um modelo alemão (objeto de desejo de muitos norte-americanos, mas nem sempre acessível) como forte argumento de venda, a um preço bastante competitivo naqueles mercados. Na europa, o Jetta chega a disputar mercado com versões de entrada de Mercedes Classe C, BMW Série 3 e o “prata da casa” Audi A4.

Já aqui, a história deverá ser outra: O Jetta deverá chegar à rede de concessionárias custando cerca de R$ 90.000, o que o coloca acima da faixa de preço de modelos com os quais pretende disputar mercado, como New Civic (Completo por menos de R$ 80.000) e Vectra Elite (também completo, por cerca de R$ 84.000). Oferece, em troca, um interessante propulsor de 5 cilindros “em linha” (na verdade um “V5”, com dois cilindros em uma bancada e três em outra, com estreitíssimo ângulo de 15 graus entre as duas), de 2,5 litros, gerando 150 cavalos. Versões com motorização menor (não produzidas no México) e a apimentada variante esportiva GLI, com motor 2.0 4 cilindros turbo de 200cv estão descartadas, pelo menos por enquanto.

Fica a dúvida: Como explicar para o potencial comprador que um VW Passat, com motor 2.0 4 cilindros e 150cv custa em torno de R$ 125 mil enquanto o novo modelo, com potência equivalente e dirigibilidade certamente melhor (pelo menor peso do carro e maior torque do motor 5 cilindros) sai da loja por cerca de R$ 35 mil a menos? É o suficiente para ir para casa muito bem servido em matéria de sedã, com um modelo moderno e potente, e ainda levar, de “bônus”, o primeiro carro da filha, ou um hatch pequeno para os dias de rodízio... é de se pensar.

quinta-feira, maio 25, 2006

Freelander LR2

É esperado para julho, no Salão do Automóvel da Inglaterra, o lançamento da segunda geração do menor SUV da Land Rover, o Freelander. Sem fotos oficiais até momento, não se tinha noção das mudanças.

Porém o catálago acabou caindo na rede antes das fotos oficiais. Nota-se que, à exemplo do que vêm acontecendo com os irmãos mais velhos só manterá identidade com a versão antiga no desenho (em especial o frontal). No resto é tudo novo, o que se pode perceber facilmente pelo novo perfil. Está maior e mais largo, e no interior, o desenho é muito similar ao do Range Rover Sport.

Os motores à diesel partirão dos 170cv.

domingo, maio 21, 2006

Fusca

Continuando a série, nada como um anúncio antigo para ser comparado com os novos. Sim, os anúncios mudaram. E muito.

Curiosidade

A origem do nome Fusca está relacionada com a pronúncia alemã da palavra Volkswagen. O som V em alemão é FAU e o som do W é VÊ. Ao abreviar a palavra Volkswagen para VW, os alemães falavam fauvê. Logo que o Fusca foi lançado na Alemanha, ficou comum a frase "Isto é um VW" ("Das ist ein vw"). A abreviação alemã fauvê logo se transforma em "fulque" e "fulca". "Desde que começaram a circular os primeiros Volkswagens, em 1950. também apareceu a corruptela da palavra Volkswagen passando pela influência da colônia alemã",-- explica Alexander Gromow para o Jornal do Brasil de 07/08/1993 -- "Em Curitiba se fala "fuqui" e em Porto Alegre é "fuca", acrescenta Gromow. "Mas em São Paulo, talvez por uma questão de fonética, acrescentaram o "S" na palavra e o Volkswagen virou Fusca."

sábado, maio 20, 2006

As melhores propagandas

Continuando a série dos melhores anuncios publicitários, este do novo Golf GTi está entre os melhores.
A cena original é do filme Singin In the Rain, onde o astro do cinema Gene Kelly dança na chuva, e dispensa comentários. No comercial foram atualizados a musica e a coreografia, e feita a analogia com o modelo, que está prestes a completar 30 anos, mantendo a identidade original. Mais de 1 milhão de GTIs já foram produzidos.

Curtas - 4ª Edição

Novo Astra Sedan na Europa → O que para nós é o Chevrolet Vectra, para os consumidores do leste europeu será o Opel Astra Sedan, no primeiro semestre de 2007. Conforme noticiado aqui no AutoDiário, havia a possibilidade do nosso Vectra ser exportado para a Europa mas agora surge a informação do site tcheco AutoRevue, que o Astra Sedan (Chevrolet Vectra) poderá ser fabricado em Gliwici, Polônia. Segundo o site, as diferenças serão mínimas e o carro custará aproximadamente o mesmo que um Opel Astra Caravan. Abaixo, uma projeção do Astra Sedan em cima do nosso Vectra:


Carro Elétrico → A empresa suíça Kraftwerke Oberhasli (KWO) e a Itaipú Binacional assinaram, nesta quinta-feira em Foz do Iguaçu, acordo de cooperação para o desenvolvimento de veículos elétricos de passeio, comercialmente viáveis. Para isso, serão testadas as tecnologias existentes e as que possam ser criadas. Um Fiat Panda Elettra fabricado na Europa e movido à eletricidade foi cedido pela KWO para o início do desenvolvimento. A Fiat brasileira também contribuirá e oferecerá em julho, um Palio adaptado para o uso de energia elétrica. Participarão também, deste projeto, Universidades Brasileiras, Paraguaias e Suíças. A Itaipu ainda apoiará o desenvolvimento de pesquisas para a produção de hidrogênio como combustível alternativo, já que não compromete o meio-ambiente e poderá suprir a escassez de petróleo no futuro. (Com informações do jornal Valor Econômico, 18 de maio).

Bruno Senna na ToroRosso? → O jornal alemão Bild, um tanto sensacionalista, afirma que Bruno Senna está próximo de um acerto com a ToroRosso para a realização de testes ainda neste ano. Seu desempenho, no início da temporada da F3 inglesa, vem chamando a atenção de Gerard Berger (sócio da equipe) e que foi grande amigo de Ayrton Senna. O austríaco estaria disposto a testá-lo num bólido da F1, se o desempenho for bom, é provável que Bruno assuma o cockpit da ToroRosso em 2007. Quem quiser conhecer mais sobre o piloto, visite o web-site: www.brunosenna.org.br .

Fotogaleria: 2º Salão de Tuning de São Paulo → Veja abaixo, fotos em alta resolução de algumas atrações da GM e Ford no Salão de Tuning: Chevrolet Vectra Steel (by Batistinha) e Fords Mustang, Fiesta, Fusion, Ecosport e Ranger.





Fotos: Divulgação

Referências do Post:
http://www.autorevue.cz/Bleskovky/AR.asp?ARI=8482

terça-feira, maio 16, 2006

Corsa 2010


Em poucos meses já estará a venda na Europa o Novo Opel Corsa , cujas imagens oficiais vão ao encontro das que foram divulgadas aqui dias atrás.

O carro será produzido em Zaragoza, na Espanha, de onde será exportado para todo o continente. Desta mesma planta, ainda este ano, sairão as Merivas para o México, que antes estavam sendo importadas do Brasil. Em outras palavras, o Dollar baixo têm atingido a GM daqui, e a possibilidade de produção em escala necessária para viabilizar um projeto deste porte deve estar em pausa por ora. De qualquer maneira, a renovação do nosso modelo é inevitável, devido ao grande mercado que representa o Brasil e América Latina e não estranhe se chegar em 2009/2010 por aqui, quando a atual geração já estiver encerrando seu ciclo natural (que não passa de 8 anos, ao menos no exterior).

Todos fazemos votos para que este novo modelo chegue ao nosso mercado, já que cresceu e evoluiu em todos os aspectos, e têm dimensões aproximadas ao dos novos compactos lançados recentemente: Fiat Grande Punto (que chegará ano que vêm ao nosso mercado), Peugeot 207 (já confirmado, com data a definir) e Renault Clio (ainda sem previsões).

A versão três portas, divulgada apresenta traços que o assemelham com o Astra GTC, e, em ambos modelos a Opel “encheu a mão” no desenho, seguindo as novas tendências de estilo mundiais da empresa e com proporções muito bem acertadas.


No interior houve um avanço na qualidade dos materiais empregados, e a grande curiosidade são os comandos muito bem iluminados. Esperamos que siga assim quando vier para cá. No desenho também houve um bom avanço em relação a geração passada, que apresentava linhas completamente retas e sem estilo.

No equipamentos há quatro air bags (obrigatórios na Europa), navegação por satélite (opcional), dentre outros itens comuns ao segmento.

Por ora há três motores a gasolina: 1.0; 1.2 e 1.4. E três diesel, entre 1.3 e 1.7 cilindradas. Logo deve aparecer o OPC, elevando – e muito – a potência. Quando vier pra cá, confiamos que venha equipado com estes Ecotec, mas é de se esperar que venha com os Família I, e este equipe os GM até quando for possível adequá-los aos padrões de emissões de poluentes adotados no Brasil.

As rodas são de 15 a 17´´, o que deve ser pouco menor no Brasil, devido à qualidade do nosso pavimento.

Ponto para Opel, que conseguiu desenvolver um carro à altura dos novos compactos Europeus. A ansiedade fica, mas o que podemos aguardar para o curto prazo é uma face-lit no Corsa atual.

segunda-feira, maio 15, 2006

Brasil: De portas abertas para os automóveis chineses


Na última quinta-feira, um grupo formado por empresários e representantes do governo chinês esteve no Brasil para um seminário de negócios “Brasil-China”. O principal objetivo, nesta visita, foi conhecer de perto o mercado e analisar/discutir as oportunidades de investimento em nosso país. A Indústria Automobilística é um alvo. Certamente há um grande interesse, entre outros, na tecnologia Flex e na análise da infra-estrutura de produção e distribuição do combustível vegetal. Não só os chineses, mas outros países também estão de olho na alternativa da combinação entre o álcool e a gasolina, inclusive a Índia.

Uma das empresas presentes no seminário, a Chery Automobile negocia parcerias ou joint-ventures com representantes locais e espera por um desfecho nos próximos meses. Com a representação praticamente acertada, deverá ser importado o compacto Chery QQ de 3,55 metros, já no final do ano ou em 2007 em CKD (o carro seria montado na região com peças e componentes importados). Pensamos que este deverá ser apresentado já no Salão do Automóvel em outubro. O carrinho é comercializado na China e em algumas regiões da Europa por aproximadamente US$ 5-6 mil, nos fazendo crer que deverá custar algo em torno de R$ 18-20 mil ou mais. Na China o QQ é sucesso de vendas e dispõe de duas motorizações à gasolina: uma de 3 cilindros, 0,8 litro (812cm³) e 51cv e outra com 4 cilindros, 1,1 litro (1051cm³) e 53cv. Com o propulsor de 0,8 litro, ele atinge 130km/h, acelera de 0 a 100 em 20 segundos e tem consumo de aproximadamente 4,2litros/100km. Já com 1,1 litro atinge 140km/h, 0-100 km/h em 18,5 segundos e consumo de 4,4litros/100km. Estes dados são da montadora.


Daewoo Matiz? Não, é o Chery QQ

O Chery QQ é um famoso caso de clonagem de automóveis, entre outros que sucederam. A GM reclamou e protestou judicialmente sobre sua grande semelhança com o Chevrolet Spark (ou Daewoo Matiz), mas a Chery se defendeu dizendo que havia adquirido alguns projetos à coreana Daewoo na época em que esta empresa passava por má situação financeira (em estado de falência), antes de passar para as mãos da GM. Outra preocupação da companhia americana é com as vendas do Spark na China que são bem menores que as do Chery QQ, mais barato.


Spark depois da reestilização: oportunidade para diferenciá-lo do QQ

No quadro abaixo, ficha técnica e comparativo com prováveis concorrentes por faixa de preço. Lembramos que a indiana Tata Motors também prevê a produção de um carro barato, provavelmente em Betim, mesma cidade onde a Fiat produz. É possível que este carro seja o Indica. Enquanto não se confirma a fabricação do “modelo barato”, o Indica aparece no quadro apenas como referência.

Dados retirados nos web-sites das montadoras

Esta notícia já cria uma grande expectativa sobre o QQ, curiosidade ou temor. Sim, qualidade de materiais, estrutura e níveis de segurança têm que ser reconhecidos. A julgar por outros produtos chineses, deveremos analisar o carro com cuidado. É esperar para ver, seu apelo de vendas deverá ser o baixo preço. Em teste de impacto e preservação da vida, não parece entusiasmar. Neste site são exibidas algumas fotos do referido teste (em condições desconhecidas) e uma comparação visual com o Chevrolet Spark que demonstrou ser mais seguro (nem tanto). Tirem suas próprias conclusões.

Fotogaleria:




Extras:

Vídeo do site do representante iraniano da Chery. Já neste crash-test ele parece ser robusto...