quarta-feira, agosto 30, 2006

Novo Twingo em Paris

Mesmo que nossa atenção comece a se voltar para o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, não há como deixar de prestar atenção nas notícias internacionais.
Principalmente quando se trata de um dos carros mais queridinhos da Europa, que está há mais de 13 anos na mesma geração, mantendo um ritmo ainda impressionante de vendas e fãs espalhados pelos quatro cantos do mundo: Twingo.
A Renault apresentará no próximo Salão de Paris a nova geração deste "quase mito". A carroceria irá mudar de maneira significativa, mesmo que a identidade do modelo antigo seja forte. Na dianteira a semelhança é inegável. Ó veiculo crescerá 10cm longitudinalmente, para melhorar ainda mais uma das grandes qualidades do modelo atual.
Mecanicamente se espera que seja oferecido com os já conhecidos 1.2i de 60 CV e 1.2i 16v de 75 CV. O modelo, pela primeira vez na sua história, será equipado com motores a diesel, que será 1.5 DCi, com 70 e 85 CV. Terá também uma versão esportiva, que deverá ser 1.2i 16v turbo com 100 CV.
Para o Brasil não é esperado que chege tão cedo, já que a geração anterior nunca teve grandes vendas. A atenção da Renault está voltada, por ora, ao Logan e a um outro modelo compacto ainda não definido.

Texto: Guilherme Lopes
Colaboração: Rafael Lima e Adriano Vieira
Fonte: Invertia e Motor16

terça-feira, agosto 29, 2006

Revelação: Novo Mitsubishi Pajero

Eis o novo Pajero! Mesmo com a reestilização, o utilitário-esportivo da Mitsubishi mantém a identidade que o consagrou, desde a década de oitenta. Ele já fez uma rápida aparição, numa imagem divulgada dias atrás em que exibe apenas o desenho do farol, mas agora surgem na internet estas imagens reveladoras. A apresentação será no Salão de Paris, em setembro.

Fotos/Fonte: Nihon Car & Bike (Jp) e Auto.Cz

segunda-feira, agosto 28, 2006

Citroën C2 Chinês: Fotos Oficiais


Neste sábado publicamos algumas fotos do 206 da Citroën, de baixa qualidade, que vinham circulando pela grande rede. Nelas, o carro é flagrado sendo transportado num caminhão (ver post anterior). Pois bem, hoje surgiram as primeiras imagens oficiais do C2 chinês que, visualmente, não tem nada a ver com o C2 europeu.


Clique nas imagens para ampliar

Referências Anteriores:
"Curtas e Curiosidades" - 26 de Agosto;
"Citroën 206" - 10 de Julho.

sábado, agosto 26, 2006

Curtas & Curiosidades - 8ª Edição

Citroën C2 Chinês → O Peugeot 206 com roupagem Citroën e de codinome “DonFeng T21” aparece em novas fotos na Internet. Só que a traseira, até então desconhecida, além de revelar os traços que o diferenciam do seu irmão, confirma o nome C2. Mas claro, de C2, compartilha apenas o nome. Na frente, as formas dos faróis e pára-choque exibem traços semelhantes aos da nova Picasso enquanto que na traseira, as lanternas mantêm um formato irregular com dois elementos circulares cada, num estilo “tuning”. Outra diferença marcante fica por conta da placa, que no Citroën, estará no pára-choque. Na China, esse C2 “exclusivo” tentará conviver com o Peugeot 206. Crédito das fotos: XCar e CocheSpias.

Em Outros Sites(1) Fiat Mille na África do Sul (ItaliaSpeed); (2) Quadrazuma by Lazareth, quadriciclo com motor 1L e 120cv. Mais fotos, clique aqui! (3) Opel Corsa OPC flagrado em testes na Alemanha (WorldCarFans).

Vídeo 1 → Giugiaro comenta as linhas do Fiat Croma, novidade italiana que estará no Salão do Automóvel em São Paulo para avaliação do público:

Vídeo 2 → VW Iroc, releitura conceitual do ScIROCco:


sexta-feira, agosto 25, 2006

Celta SS

A GM está preparando o Celta SS pro Salão do Automóvel (que vai do dia 19 ao 29 de Outubro). O carro provavelmente ainda está em fase final de escolha de acessórios, como mostra a diferença nos dois carros, 2 e 4 portas, nas quatro fotos tiradas por Erwin Lucas, num evento da Chevrolet, em Salvador. Apesar de um gerente da marca ter afirmado que o carro estava sendo lançado ali no evento, são grandes as chances da GM guardar a grande apresentação da sua "pimentinha" pra dar mais um ânimo no seu stand em Outubro.

O carro estreará o motor 1.4 Flex de quase 100 cavalos, que chegará junto ao Prisma e um pouco depois ao modelo comum. Ainda apresenta os detalhes em prata, a inscrição SS nas portas e grade, rodas de 14", saias, espóiler e aerofólios característicos dos SS. A surpresa fica por conta do rack de teto, que deverá ser abolido na versão de linha. Interiormente ele não receberá modificações, já que o fator "economia" falou mais alto, mas provavelmente se baseará na versão Super, com detalhes prata e um acabamento melhor.
Os preços deverão ser cerca de mil à mil e quinhentos reais acima da versão Super, partindo de cerca de 28 mil reais, em uma possível versão 1.0 de duas portas, passando a pouco mais de 32 mil reais pelo 1.4 4 portas, e chegando a exorbitantes 45 mil reais para a versão com todos os opcionais e os já conhecidos acessórios que a GM oferece em sua rede.

Texto: Adriano Vieira
Fotos: Erwin Lucas



quinta-feira, agosto 24, 2006

Toca discos VW Kombi

Nada como o som perfeitamente imperfeito de um disco de vinil. Se têm algum guardado em casa, já está na hora de voltar a escutá-lo graças a este invento japonês. Basta colocar o veículo de miniatura sobre o vinil e este se encarregará de percorrer todos os sulcos do disco, enquanto reproduz a música através do autofalante integrado no "automóvel".

Não acredita? Encontramos este modelo no site do eBay por US$ 85,00.

quarta-feira, agosto 23, 2006

Passat Turbo já a venda

A VW quis dar uma de Chevrolet e lançou o Passat e a Variant com motor Turbo de 200cv... somente no seu site. A divulgação para jornalistas deverá ser daqui uns dias, mas a VW ainda não se decidiu se fará a publicidade do carro antes ou depois do Jetta, nas revistas e na TV.
A rapidez da decisão na importação se deve à procura quase zero que o modelo teve nas duas últimas semanas, período em que a pré-venda da VW vendeu 400 Jettas, todo o primeiro lote, que só chega mês que vem. Os Passat Turbo virão da Alemanha, e chegará pouco antes que o irmão menor.
O motor Turbo usa injeção direta, e rende 200cv, frente aos 150 do modelo aspirado. O torque é de 28,4kgfm, exatamente 8 mais que o motor 2.0, o que, aliado a potência e ao câmbio Tiptronic de 6 marchas, deve dar muito prazer ao motorista em acelerações e velocidades altas, o destaque do modelo. A VW declara 230km/h de máxima, e 7,8 no 0-100, números bem mais convincentes que os 208 e 10,2 do modelo de 150cv.

Rodas Macaw
Rodas Westwood

Como diferencial externo, o Turbo tem rodas de 17" Macau de série e, como opcional, pode-se optar pelo modelo Westwood, de medida idêntica, uma das rodas mais belas da marca. Além das rodas, o modelo caracteriza-se também pelos faróis de xenon de série (em paralelo aos faróis de neblina, algo estranhamente indisponível no motor aspirado), bancos com ajuste elétrico e sensor de estacionamento, ítens opcionais no FSI 150.

O Turbo ainda é exclusivo no teto-solar com células solares (que ativam o ar-condicionado quando há sol esquentando o interior do carro trancado na rua, equipamento lançado no Phaeton e adotado hoje no Touareg), som digital Premium, controles do câmbio no volante, bancos de alcântara e detalhes do painel em nogueira.

Com tudo isso o modelo pretende rivalizar com as versões V6 de 407, C5 e Omega, atuais campeões de venda nessa faixa de preço no mercado. O Turbo chaga custando R$ 151.650, e a Variant, R$156,723, ambos sem opcionais, exatamente 26mil reais mais caro que a versão aspirada de cada.

Texto: Adriano Vieira
Fotos: Divulgação

Fugindo do Inferno - Melhores Propagandas

Se você está no seu escritório lendo isso, pode ser que estejamos te inspirando a fazer o mesmo: elaborar um miraculoso plano para fugir do seu ambiente de trabalho.

Nota Cultural
Este comercial foi inspirado num filme clássico, produzido por John Sturges, chamado "The Great Scape" (Fugindo do Inferno é o nome da produção no Brasil). Imperdível.

terça-feira, agosto 15, 2006

Finalmente


Conforme já haviamos publicado em Junho, o Fiesta 1.0 Flex está confirmado já para os próximos dias. A Ford ainda não divulgou nenhum release, mas, antecipadamente, disponibilizaram as informações da nova motorização no site da montadora.
Abastecido com Álcool o novo propulsor flex gera 73cv, contra 71cv quando abastecido com gasolina, e o torque máximo é de 9,3 kgfm e 9,1 kgfm, respectivamente, atingidos a 4.750 rpm. A taxa de compressão é de 12,8:1 - consideravelmente elevada em relação a usada anteriormente, privilegiando o rendimento do motor com combustível vegetal.
O modelo equipado com o novo propulsor chega custando o mesmo: a partir de R$ 29.300,00.
Próximos Flex
Já estão confirmados para o Salão do Automóvel de SP o Fit e Civic Flex, assim como o Toyota Corolla Flex, segundo informações da Agência AutoInforme.

domingo, agosto 13, 2006

Fusca Ontem/Hoje


quinta-feira, agosto 10, 2006

Melhores - e proibidas - Propagandas

Nos Estados Unidos, a Divisão Nacional de Publicidade declarou que a Mercedes deve tirar do ar o anuncio do SUV Classe GL. No vídeo em questão, um pequeno carro usado no teste de impacto sai voando quando atinge a lateral do jipão. Mesmo que haja um texto advertindo que os choques laterais podem ter conseqüências muito graves, a entidade acredita que os consumidores norte-americanos não entenderiam que o anuncio exagera essa e outras qualidades do carro, e acabarão acreditando que o GL poderá lhes proteger de qualquer colisão na vida real. Além disso, o público também poderia acreditar que o veículo é capaz de carregar todo o mobiliário de uma casa e incendiar cones.
É um pecado uma propaganda tão interessante ter de sair do ar, assim como aconteceu com a do 1.8R aqui no Brasil, que teve de perder a parte das escadarias para continuar sendo veículado. Abaixo segue a versão original, sem o corte no comercial. Será que o telespectador não seria capaz de enteder as propagandas?




Texto: Guilherme Lopes
Fonte: Brandweek

quarta-feira, agosto 09, 2006

Corolla 2008

A imprensa japonesa mostrou algumas projeções do Novo Corolla, baseada nos modelos que têm sido flagrados já com poucos disfarces no mercado local e nos relatos dos que já conhecem o modelo.

O Novo Corolla adota linhas mais limpas e ainda conservadoras, e que, se confirmarem, não vão causar o mesmo impacto que a Honda conseguiu com o Novo Civic. Mas, ainda sim, incontestavelmente bonito.

Mesmo que a imprensa internacional anuncie que será uma nova plataforma, mas, ao menos no nosso mercado a "receita" usada será outra. Por aqui a plataforma continuará a mesma, só que com todo o visual repaginado. Segundo fontes internas da Toyota o sedan já está em Indaiatuba, e há uma grande fidelidade no desenho da dianteira com o que foi revelado nas fotos. Já na traseira, houve um erro na projeção da revista japonesa. Ela terá um desenho que mescla a atual com a do Civic - resumindo em poucas palavras.

Mesmo que já esteja sendo avaliado pelos engenheiros brasileiros, não deverá chegar tão cedo. Antes deste novo modelo deveremos ter ainda uma facelift pro modelo atual. Por facelift entenda como algo discreto, aos moldes do que aconteceu no Civic em 2002. Já o novo modelo deverá ser produzido aqui em 2008.



Texto: Guilherme Lopes
Colaboração: Fernando Pedroso e Gabriel Mello
Fotos:
Paultan.org e The Hollywood Extra

segunda-feira, agosto 07, 2006

Chevrolet Prisma começa a aparecer

Ao menos no esboço, personalidade não falta ao pequeno familiar...

A despeito do esforço da imprensa em flagar protótipos de um dos lançamentos mais esperados do ano, a GM divulgou hoje a primeira imagem que dá uma pista de como será o visual de seu novo modelo. É um dos esboços vindos do departamento de design da montadora que inspiraram o desenho do Prisma, o sedã compacto derivado do Celta, a ser lançado ainda esse ano, provavelmente no Salão do Automóvel, em Outubro.
Embora o desenho das lanternas guarde alguma semelhança com o "flagship" da marca, o Vectra, a traseira do modelo mostra personalidade e acerto no desenho e proporção dos volumes. Sabemos que os esboços feitos a sentimento pelos designers não raro destacam, através da despropoção, alguma qualidade que se deseja salientar no produto representado. Ainda assim, a promessa é de um conjunto harmonioso, que deve cair no gosto do público alvo do modelo.
Juntamente com a divulgação da imagem, a montadora reforçou que o modelo será lançado somente com motorização de 1,4 litro, flexível em combustível a partir de seu lançamento. Verdade ou não, a intenção é clara: Evitar o encalhe do longevo - mas bem-sucedido - Classic, ao qual caberia a função de modelo "de entrada" entre os sedãs da marca, cabendo ao Prisma um lugar de maior destaque no catálogo de modelos, a competir com concorrentes mais modernos como Clio Sedã, Fiesta Sedã e Siena (cuja quarta geração deve também estrear no salão), uma vez que o mal-fadado Corsa Sedã jamais obteve sucesso nesta missão. À medida que o Prisma se popularizasse, a substituição do Classic por uma versão de entrada do novo sedã com motorização 1.0 seria plenamente razoável em termos de mercado (Aqui na redação do AD, no entanto, sedãs com motor 1,0 litro não desfrutam lá de muito prestígio...).
Concluindo, coloquemos os pingos nos "is": O Prisma, a bem da verdade, utiliza (assim como o hatch que lhe dará origem) a mesma plataforma do Classic, ou seja, a do Corsa que desembarcou no Brasil em 1994. A estratégia é curiosa mas, em se tratando da GM, tem sido eficiente: Vender um modelo como sendo de um segmento superior ao qual realmente pertence é o forte do pessoal de São Caetano do Sul... Deu certo com a Zafira, com a Meriva e com o Vectra... ninguém duvida que dará certo com o Prisma. A despeito do DNA vindo diretamente dos anos 90, o Celta, em sua geração atual, possui inegáveis virtudes, às quais certamente formam a base para se produzir um bom sedã compacto. Veremos como o Prisma se sai contra concorrentes mais modernos e - onde o bicho realmente pega nesse segmento - mais espaçosos.

quarta-feira, agosto 02, 2006

Samsung SM7 Premiére


Não, nosso site não está fazendo cobertura de nenhum lançamento de produto eletrônico. Mesmo que poucos saibam, a Samsung, marca pertencente ao Grupo Renault-Nissan, produz automóveis e acabou de complementar sua gama (que já contava com o SM3 e SM5) com uma versão luxuosa de seu modelo de maior destaque, o SM7. O Premiére que têm como principais atributos o excelente acabamento, bom nivel de equipamentos e preco atrativo no mercado local - Coréia do Sul.

É a aposta da Samsung dentro do segmento dos sedans grandes. Este modelo é feito sob a plataforma do Nissan Maxima, e é a mesma usada no SM5.

O Premiére conta com o motor 3.5i V6 que equipa o Renault Vel Satis e Nissan Murano, porém neste modelo conta com 217cv, contra os 235cv do Vel Satis e Murando, ainda adequado ao público que é dirigido.

O Premiére é muito bem equipado: sistema de climatização com quatro zonas, equipamento de som com alta qualidade, DVD, disco rigido de 30gb e porta USB, sistema de navegação com visor colorido e receptor de TV.

Por ora não chegará oficialmente ao mercado europeu, nem no americano, quanto menos ao nosso. Porém em breve deverá estar disponivel no mercado chileno.

A marca é recente, já que lancou o primeiro modelo apenas em 1998, mas ocupa a liderança no mercado local com o SM5.







Fonte: Global AutoNews

terça-feira, agosto 01, 2006

MINI: Vem aí a nova geração

" The devil is in the details"... poucas vezes o ditado foi tão verdadeiro.
Aguardada com expectativa em todo o mundo, está marcada para outubro, em Barcelona (Espanha), a apresentação da segunda geração do MINI, um dos carros mais populares e carismáticos da atualidade.

Cinco anos, mais de 800 mil unidades vendidas, muitos fã-clubes e monumentais encontros internacionais de proprietários depois, é de se perguntar o que fazer para melhorar o endiabrado hatchzinho, sucesso comercial absoluto que agrada a gregos e troianos (europeus e americanos, leia-se) com doses massivas de personalidade, estilo, comportamento dinâmico exemplar e temperamento nervoso. Em uma curiosa estratégia de lançamento, parte da resposta foi dada pelo grupo BMW recentemente em uma pré-apresentação da nova geração do MINI, no circuito holandês de Zandvoort. O AutoDiário, ainda um “outsider” da imprensa automotiva, não esteve presente, mas traz as novidades para você.

Essência do modelo foi mantida; novidades se concentram na parte mecânica.

Pelas fotos dos modelos semi-camuflados (tanto externa quanto internamente) presentes ao evento, nota-se que o esforço para se manter o caráter do carrinho, seu principal argumento de vendas, foi grande. Embora plataforma e estrutura principal tenham sido aproveitadas, a BMW garante: trata-se de um novo carro. Um segundo olhar revela as diferenças, mesmo sob a camuflagem: Novos faróis (não mais integrados ao capô, facilitando a montagem e reduzindo custos), nova grade frontal e para-choques dianteiro e traseiro, novas lanternas traseiras e arcos de roda mais pronunciados. No total, o novo MINI é 7 cm mais longo que o atual, a maioria deles na parte dianteira, para atender novas normas de segurança européias e acomodar os novos motores. Também houve um pequeno acréscimo no espaço no porta-malas. As dimensões da cabine foram mantidas.

Onde estão os faróis? agora, montados na carroceria, embora o capô continue a ter o mesmo formato.

As diferenças principais estão por baixo da carroceria, em especial sob o capô: Saem os motores de 1,6 litro de origem Chrysler, fabricados pela joint-venture Tritec no Paraná, e entram em cena novos motores, também 1.6, com bloco em alumínio, duplo comando de válvulas variável (o conhecido sistema Valvetronic da marca bávara) e quatro válvulas por cilindro. Contam com o que há de mais moderno em tecnologia de motores a gasolina, como a injeção direta, e foram desenvolvidos em conjunto com o grupo PSA (Peugeot-Citroën). Em versão aspirada, a equipar a versão Cooper, desenvolve 120 cv e torque máximo de 16,3 kgf.m a 4.250 rpm. Ao contrário do compressor volumétrico da versão atual, o novo Mini Cooper S receberá uma versão turbocomprimida deste motor, capaz de 175 cv de portência e respeitáveis 24,4 kgf.m de torque, disponíveis a apenas 1.600 rpm. Os novos motores são entre 10 e 15 kg mais leves do que os anteriores e a economia de combustível deve melhorar, em relação a estes, cerca de 30%. Opcionalmente, o Cooper S poderá receber diferencial de deslizamento limitado. O câmbio terá 6 marchas, tanto na versão manual quanto na automática com opção de operação em modo esportivo. A atual opção de câmbio CVT será descontinuada.

No interior, camuflado, design também inspirado e substancial melhora no acabamento.

No interior do novo MINI, o DNA da BMW está mais presente do que nunca: O esmero nos detalhes e a impressionante precisão de montagem e qualidade dos materiais são visivelmente superiores em relação ao modelo atual, que foi parcialmente desenvolvido pelo grupo Rover, na Inglaterra. O novo painel, também camulfado nos modelos da pré-apresentação, foi desenhado ainda dentro da temática dos círculos como o atual, com um grande instrumento central incluindo velocímetro e luzes-espia, que agregará tambem o visor da navegação por satélite (equipamento já corriqueiro no velho continente), e com o conta-giros sobre o volante, agora mais integrado ao design do painel. Nas clínicas realizadas com atuais proprietários, o design do carro foi um dos itens mais elogiados, tanto interna quanto externamente, o que levou a BMW a ser bastante cuidadosa ao fazer o “upgrade” do modelo, razão pela qual a grande mudança no interior do carro será mesmo nos detalhes, na qualidade dos materiais e precisão de montagem.

Show de design até na chave...

Além dos ariscos Cooper e Cooper S, os primeiros a chegar ao mercado, a linha terá ainda a versão One, com motores a gasolina e a diesel mais comportados e altamente econômicos, segundo a fábrica. Nada por enquanto foi dito sobre a nova versão e que alterações sofrerá o belíssimo MINI Cabrio. Aqueles que desejarem mais espaço, no entanto, devem ter, a médio prazo, a opção da perua MINI Traveller, aguardada com bastante curiosidade e cujos protótipos já foram fotografados.

Definitivamente, em time que está ganhando, se mexe, sim. Mas com cuidado, para não desagradar a torcida, nesse caso, das mais apaixonadas. Resta a esperança de que a BMW finalmente traga o pequeno MINI oficialmente para o Brasil, como já faz nos vizinhos Argentina e Chile. Assim como o carro, os charmosos e modernos pontos de venda da marca MINI são um espetáculo à parte, assim como o extenso catálogo de acessórios da griffe MINI, tanto para o carro como para proprietários ou, simplesmente, para os fãs do pequeno notável. Aguardemos...