segunda-feira, dezembro 04, 2006

Novo Punto flagrado pelo AutoDiário


O Punto está cada vez mais perto. O carro responsável por tirar a Fiat da falência na Europa deverá estar entre nós até junho no máximo, pouco depois do lançamento da família Palio remodelada. Por causa disso, os modelos têm sido têm sido testados nas proximidades da fábrica mineira, como mostram essas fotos tiradas pelo fotógrafo Marlos Ney Vidal. Inclusive vê-se o modelo cada vez menos disfarçado. Se antes ele andava dentro de um caixote cheio de peças adaptadas de outros Fiats, agora é clara a percepção de que se trata do novo premium da Fiat (lá fora chamado de Grande Punto).

O carro estará encaixado acima do Palio e abaixo do Stilo, inserido principalmente na faixa dos 40 a 50mil reais, onde a Fiat é representada hoje, efetivamente, só pelo Palio Adventure e pelo Idea. Por sinal, a plataforma é a mesma desta minivan, que ainda servirá à futura versão sedã, Línea. Serão 4,03 metros de comprimento, 20cm maior que o C3 e Fit, e 14 maior que o Polo, seus concorrentes mais diretos. Será, de longe, o maior compacto premium do país. O entre-eixos mede 2,51m, um dos maiores da categoria também, o que garante excelente espaço para os passageiros. A Fiat garante perfeita acomodação nos bancos da frente para pessoas de até 2 metros de altura, e até 1,8 nos bancos traseiros. O carro ainda carrega 275 litros de bagagem, pouco, mas dentro da média do segmento.

Na parte de design, o modelo seguirá fielmente o design europeu, com linhas que remetem aos Maserati e Alfa Romeo. No interior, deve-se manter também a igualdade ao modelo italiano, pelo menos no design, já que a clássica área de redução de custos diminuirá consideravelmente a qualidade dos plásticos e tecidos. Com relação aos equipamentos, a Fiat vai surpreender, oferecendo equipamentos pouco comuns na categoria, como já é de costume. Deve-se esperar, como opcionais, ar condicionado com controle eletrônico de temperatura, 4 airbags, rodas de 15 ou 16”, bluetooth, sensores de estacionamento, luz e chuva, e até mesmo o SkyDome da Idea.

Já na área mecânica, além do conhecido 1.4 flex do Palio, o Punto trará os novos e exclusivos motores 1.8, de oito e dezesseis válvulas, com potências entre 120 e 140 cavalos. Esse último, inicialmente exclusivo ao Linea, deverá equipar um provável Punto Abarth. Ainda, é certo a introdução da caixa automatizada DFN, usada por quase todos os Fiats na Europa, e há muito testada pela montadora em nossas terras.

O sucesso do Punto no país é quase certo, como ocorreu na Europa. Mas a concorrência não deixará barato. Logo no início do ano teremos o Fiesta com novo design e acabamento muito superior ao atual, um Corsa também reestilizado, e um C3 com retoques na grade e pára-choque. Em 2008, ainda virá o 207, com design idêntico ao europeu, e dimensões parecidas com as do “grande pequeno” da Fiat. A categoria promete. E nós agradecemos.

Sobre as fotos

Por motivos excepcionais, tivemos de tirá-las do Ar. Mas já temos novas fotos, para a próxima semana. Agradecemos a compreensão.

Texto: Adriano Vieira
Fotos: Marlos Ney Vidal

Nenhum comentário: