quinta-feira, junho 22, 2006

França Contra-Ataca


A Vitória inédita do Audi R10 TDI na edição deste ano das 24 horas de Le Mans, na França, foi apenas o início de uma corrida pela excelência do motor Diesel nas competições no velho continente: A Peugeot Anunciou que correrá Le Mans em 2007 também com um modelo a diesel, o 908 HDI. Líder no desenvolvimento de tecnologia em motores a diesel, o grupo PSA apresentou, por enquanto, apenas o motor que deverá impulsionar o protótipo pelas pistas européias.

12 cilindros... dois turbos... 5,5 litros... mais uma usina de força de (muito) respeito.

E que motor! o impressionante V12 HDI FAP apresentado pela Peugeot adota o ângulo de 100 graus entre as bancadas de cilindros, o que proporciona baixo centro de gravidade, contrbuindo para diminuir as vibrações. A tecnologia utilizada no motor deriva diretamente da aplicada nos motores de rua, segundo a marca. Os números de potência, assim como os do propulsor da Audi, impressionam: também valendo-se de dois turbocompressores, chegam a 700cv e nada menos que 120 kgf.m de torque máximo... nada mau. Em tempo: FAP é sigla para Filtro Anti-Partículas, uma tecnologia introduzida pela Peugeot em 2005 no 607 HDI e que proporciona baxíssimas emissões de poluentes.

O motor ainda está em desenvolvimento. Em 28 de setembro, no Salão de Paris, será apresentado um modelo em escala 1:1 do Peugeot 908 HDI. Dois dias depois, iniciam-se os testes de pista e a preparação para a edição 2007 da famosa prova.

Nenhum comentário: