quinta-feira, julho 13, 2006

Curtas - 6ª Edição

Nissan Tiida → Lançado hoje (13/07) no México, o Tiida chega para tentar ajudar a Nissan a aumentar sua participação em vendas no continente norte-americano. De proporções generosas, o carro já está sendo produzido na planta de Aguascalientes há algumas semanas e além de abastecer o mercado local, será exportado (inicialmente) para os Estados Unidos e Canadá, locais onde receberá o nome de Versa. Poderá ainda ser exportado para o Brasil em 2007 bem como para outros países. Serão oferecidas duas versões: Emotion e Premium, com transmissão automática de 4 velocidades ou manual de 6. Estará disponível um único motor de 1.8 litro e 125cv.
Chery QQ6 → A Chery Automobile revelou as primeiras imagens de seu míni-sedan, baseado no compacto QQ (que a partir de agora será chamado de QQ3). O QQ6 chegará na China em agosto e contará com dois propulsores a gasolina: um de 1.1 litro (versão QQ6-11) e outro de 1.3 litro (versão QQ6-13). Suas dimensões: 3,99m de comprimento; 1,64m de largura; 1,53m de altura e entre-eixos com 2,34m. Ainda não há informações sobre o volume do porta-malas, mas este será como no Citroën C5, abrindo-se até o teto, possibilitando acesso ao habitáculo do veículo.

Clique nas imagens para ampliar

Pela Grande Rede → A McLaren Automotive lançou seu novo web-site, no ar desde o dia 10 de julho. Há agora canal de notícias, matérias relacionadas a novas tecnologias e maior interatividade. Também estão disponíveis informações detalhadas sobre seus carros, desde o M6 GT, passando pelo F1 com suas variações e chegando ao Mercedes SLR.

Entre aqui: http://www.mclarenautomotive.com/

terça-feira, julho 11, 2006

Fisker Tramonto

Desenvolvido sobre a excelente plataforma do Mercedes SL, o fabricante norte-americano Fisker colocou a venda um modelo muito peculiar.
Trata-se de um conversível, com motor desenvolvido pela AMG e com design de muita personalidade. O motor é um 5.5l V8 com 617cv de potência. Pode ser encontrado também na versão 5.4l, com duas potências distintas para este motor: 493cv e 610cv. Mantém o sistema ABC da Mercedes (Active Body Control).
O início da produção foi em 2005 e as vendas são muito pequenas. Porém já têm seus adeptos, inclusive endinheirados fora dos EUA.
A Fisker é uma empresa nova, formada por dois antigos executivos da Ford Motor, Henrik Fisker e Bernard Koehler. O lançamento oficial da empresa foi no Salão do Automóvel de Frankfurt, em que mostraram o Tramonto (das fotos), baseado no SL e também o Latigo CS, baseado sobre o BMW Série 6.



Clique nas imagens para ampliar

segunda-feira, julho 10, 2006

Citroën 206 (*)

Acredite se quiser, foi flagrado na China um protótipo do nosso conhecido Peugeot 206 com uma nova frente e, exibindo as engrenagens-símbolo da Citroën na grade do radiador. A reestilização ficou um pouco exótica, com traços do C4 e da futura substituta da Picasso, mas é difícil acreditar que um carro com identidade tão forte como o 206 possa se passar por Citroën. Mesmo estando em “casa”, já que Peugeot e Citroën fazem parte do mesmo grupo.

A China está parecendo um “mundo curioso e bizarro do automóvel” onde tudo se vê, nada é impossível de se imaginar. Eis a imagem divulgada pelos sites chineses Cheshi.com e Auto.Sohu.com:

Comentem!

(*) É possível que o carro venha a se chamar Citroën T21. (informação atualizada em 10 de julho, às 22:43).

sábado, julho 08, 2006

VW Bora reestililizado é apresentado na China


A Volkswagen chinesa apresentou neste sábado o “novo” Bora, poucos dias após lançar o renovado Polo Sedan, com a frente do europeu e lanternas traseiras exclusivas. A reestilização do sedã segue o atual padrão de design da montadora alemã, proporcionando um bom efeito visual, mais bonito e elegante. O desenho interior mudou bem pouco, o painel continua igual, recebendo apenas um novo volante.

Atualmente, muitos dos carros que são lançados ou renovados na China causam certa expectativa no Brasil, como o Polo Sedan (e suas novas lanternas traseiras), que pode chegar por aqui bem parecido. Com o Bora, não se sabe. Agora: estaria nos planos da VW brasileira uma reestilização para o já defasado Golf? Sabemos que não seria complicado encaixar uma frente semelhante... porém, fugiria à algumas características históricas do carro. Aguardaremos.

Mais Fotos (Wallpapers):

Clique nas imagens para ampliar.

Observe bem estas imagens e identifique as principais alterações! Abaixo, o carro antes da reestilização.

Polo GTi Cup 180cv

A Volkswagen alemã colocou a venda uma série especial do Polo GTi, denominada "Cup Edition" com detalhes exclusivos não só estéticos, mas mecânicos, já que ficou mais potente.
No exterior, o novo Polo Cup recebe pára-choques traseiros e dianteiros com design mais agressivo, spoiler laterais e um pequeno aerofólio sobre a tampa traseira. No interior é o mesmo ambiente do Polo GTi, ainda que conte com assentos exclusivos, pedais e outros elementos do habitaculo com adornos cromados.


No motor 30cv extras foram extraidos através do uso de uma turbina diferente, dentre outras mudanças. Com tanta potência o compacto marca 225km/h de velocidade máxima.
Entre os equipamentos de série se destacam o ABS, EBD, ESP, TCS, airbags frontais e laterais, rodas de liga leve de 18'', ar condicionado, computador de bordo, cd player, dentre outros. O preço é de 22.425 €, ou algo em torno de 60 mil reais, numa conversão simples.
No Brasil, deveremos ganhar um Polo reestilizado no fim do ano, à época do salão do automóvel. Segundo informações do Portal Alpini, a VW deverá, também, mostrar algumas unidades do Polo GTi no neste evento, para medir a aceitação do público pelo modelo.
O que facilita a produção do modelo no Brasil é o seu motor. O GTi utiliza o mesmo motor 1,8 Turbo que já equipou o Golf GTi e produzido em São José do Pinhais, no Paraná, e ainda equipa o Audi A3. Com seus 150 cv de potência, pode chegar aos 216 km/h de velocidade máxima. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 8,2 segundos e a retomada de 80 a 120 km/h em quarta marcha em 7,5 segundos. Há também a possibilidade de se usar o motor 1.8 T de 180cv, igual ao que equipa esta série e o Golf GTi nacional.
Caso chegue ao mercado estima-se que virá custando entre 60 e 70 mil reais. Se não é barato, ao menos será o mais rápido modelo já produzido aqui. Um autêntico pocket-rocket.

terça-feira, julho 04, 2006

Rent-a-dream


Se você têm o sonho de conduzir um verdadeiro esportivo, nem que seja por um dia, pode ser que esteja com sorte. Uma empresa chamada Gotham Dream Cars, em NY, disponibiliza para locação o Chevrolet Corvette Z06, Ferrari F430, Ford GT, Lamborghini Gallardo, Bentley Continental, BMW M5, Aston Martin Vanquish, dentre outros exóticos. O mais acessível é o Corvette, a partir de $695 (R$1.600,00) por dia. A desejada Ferrari sai por US$1.750,00 (R$ 4.025,00). Se o bolso estiver curto e o sonho for grande, a Ferrari sai por $ 995,00 na opção "meia-diária".


Este é o preço pra se realizar um sonho, nem que seja por um dia apenas. Ou 12 horas.

segunda-feira, julho 03, 2006

O pequeno notável da Dodge

Ainda que só agora esteja sendo vendido no resto do mundo, ao menos no seu país natal o Caliber é um sucesso. Em Maio foi o modelo mais vendido da Dodge, com mais de 12..500 unidades vendidas. De acordo com a Autoweek, os concessionários estão vendendo os carros na mesma velocidade que eles saem da linha de montaem de Belvidere, Illnois (EUA). O seu exito é tamanho que háfilas de espera que atingem 10 meses.
O lançamento do Caliber não poderia ser em melhor momento, levando-se em conta que finalmente os consumidores norte-americanos começam a ver com melhores olhos os automóveis compactos, em detrimentos dos antes populares SUVs. Lembrando, que embora classificado como compacto por lá, em nosso mercado se enquadraria como um carro médio. A alta dos combustíves é um dos grandes motivos atrás das cifras de vendas, já que é vendido com motores 1.8, 2.0 e 2.4, todos a gasolina e associados com uma transmissão CVT. O consumo anunciado é de 13,6km/l (32 milhas por galão), auxiliado pela gasolina de boa qualidade vendida disponível por lá.
Mesmo que não seja o automóvel mais eficiente neste aspecto, um dos maiores argumentos de venda do Caliber é que pode ser visto como um automóvel forte. Compacto, porém "másculo". Tudo no modelo leva a isto, sejam as linhas robustas adotadas pela Dodge, seja pela tradição da empresa com SUVs e carros valentes.

O carro tem boa presença e é cogitado para ser produzido na fábrica de Juiz de Fora, MG, onde se produzia o Classe A. Além de concorrer com Astra, Golf, Focus e Stilo, só para citar alguns, estão nos planos derivados do naipe de um utilitário esporte e talvez um monovolume.