sexta-feira, setembro 08, 2006

Curtas & Curiosidades - 10ª Edição

A GMB prepara uma mudança radical no Astra. O carro terá o design europeu com as mudanças frontais do nosso Vectra. Será a versão hatch deste, manterá o nome Astra e conviverá com o modelo atual. Primeiramente aniquila as versões mais caras, até substituir totalmente o modelo, algo como ela faz com o Vectra e, futuramente, com o Prisma. Os motores deverão ser os mesmos que equipam a linha atual (2.0 8v Flex, 2.4 16v Flex). O lançamento será no final do próximo ano. Os Astras flagrados em Viracopos realmente tinham um destino certo.

O Ford Ka completou 10 anos essa semana. O modelo começou a ser vendido no Reino Unido em Setembro de 96, já como linha 97. Diferentemente do que aconteceu por aqui, o modelo vendido na Europa nunca recebeu alterações no seu design original, e sempre foi muito bem aceito. Uma nova geração está prevista para o próximo ano, e compartilhará o projeto com o Fiat 500. No Brasil, o carro segue mais atual ainda, pois foi levemente reestilizado na linha 2002 e continua com uma legião de fãs gigantesca, mesmo que ocupe um segmento de nicho. Estreou o design New Edge da Ford, sendo o primeiro carro nacional com lentes transparentes nos faróis, sistema de som completamente integrado ao painel e o primeiro compacto a oferecer banco traseiro reclinável e cintos de 3 pontos de série.

As vendas de Julho subiram 20% em comparação ao ano passado, com destaque para os sedãs e utilitários. Os destaques do mês foram Corolla (3720 unidades), Fusion (1154), Strada (exatas 4000), Kombi (1904) e Tucson (370). O Palio sobe cada vez mais (16578), mas mantém a margem de mil unidades abaixo do Gol.
Salão de Paris: CrossGolf, ForTwo, Saab 9-5, Yaris TS, Corsa, Picasso, Ceed, C30, Twingo, Outback, X5, Opirus, Audi S3, Honda CR-V.

O Clio II europeu, chamado na Europa de Clio Storia, recebe o mesmo design adotado no Brasil há um ano. Inclui os pára-choques limpos, as rodas e a traseira com placa no pára-choque. Lá, em contrapartida, o interior mantém-se o mesmo desde 2002, mais atual que o vendido aqui. O modelo sedan, vendido na Turquia e no leste europeu, também recebeu as mudanças, e o painel foi atualizado, ficando uma mistura entre o atual nosso e o europeu.

Ainda sobre a Renault, a filial brasileira, planeja, para 2008, a produção de um novo compacto. Ainda não se sabe se será um novo projeto ou o Clio III - já a venda na Europa desde 2005, só que numa versão simplificada. O Logan já está confirmado para ser comercializado no início de 2007, e até o final do ano virá a Megane Grand Tour, também produzida no Brasil.

A linha Vectra 2007 ganhou, além do novo sistema de ar condicionado, um aparelho de CD capaz de ler arquivos MP3. Desde 2005 o Corsa, que utiliza um sistema de som similiar, já contava com o recurso, o que causou estranheza na imprensa desde o lançamento do sedan médio. Ainda não foi lançado oficialmente.

Texto: Adriano Vieira e Guilherme Lopes

Nenhum comentário: