segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Curtas 16ª Edição

Ataque de coreanos Essa é pra pegar muita gente de surpresa. No início de abril, daqui a menos de dois meses, a fábrica da Hyundai em Anápolis, Goiás, estará inaugurada e em atividade. O mini-caminhão Porter (rebatizado aqui de HR) será o primeiro produto brasileiro, já a partir dessa data. A Hyundai ainda promete, até o final de 2008, mais quatro produtos nacionais, dois carros de passeio e dois utilitários. O único confirmado, por enquanto, é o xodozinho dos paulistanos, o Tucson. Sem imposto de importação, o preço cairá e o jipinho ficará (ainda) mais competitivo diante da concorrência. Os outros modelos, ainda não confirmados, deverão ser o Santa Fé, para brigar no segmento da Hilux SW4, a nova geração do Elantra, apresentada no final do ano passado, e o citadino Getz, possivelmente na nova geração.
.
Plástica no sapão A VW finalmente vai apresentar o Golf reestilizado, aposentando o atual, apelidado de “sapão”, a venda desde o final de 98. O carro já foi apresentado a toda a imprensa, mas sem divulgação de fotos. Ou seja, quem foi, só pode falar o que viu. A frente, bem parecida com a do Polo, ganha grade em V, faróis que invadem a lateral e capô mais agressivo. Na traseira, lanternas como da SpaceFox e Jetta, maçaneta da tampa do Polo e vidro pentagonal, como do irmão menor. Na lateral, só novas rodas e setas laterais no retrovisor. Por dentro há novos tecidos, volante e rádio do Polo, e uma iluminação diferenciada para o GTI. Mais detalhes próximo à apresentação ao público.
.
A última alcoólatra da família O lançamento foi há duas semanas, mas só agora começam a chegar nas concessionárias Chevrolet a S10 e Blazer com motor FlexPower. O propulsor 2.4, o mesmo do Vectra (com cabeçote 8V, porém), passou por algumas mudanças que aumentaram sua potência de 128 para 141/147cv. O torque foi para 21,9kgfm, independente do combustível. Apesar da marca ter mostrado adoração em espalhar que tem o motor 8V flex mais potente do mercado, a concorrente Ranger a gasolina tem 150cv, num motor de menor cilindrada (2.3). O último passo é o Celta 1.4, que desde o ano passado não é mais produzido. Nas próximas semanas ele chega com o EconoFlex. A S10 sai por R$ 53.735,00 e a Blazer, por R$ 60.459,00.
.

A raposa atacando denovo Parece piegas para a Fiat, mas o que o Gol deixou de vender, a ponto de o Palio liderar o ranking de vendas por dois meses, o Fox vendeu. Em janeiro, a raposinha vendeu 10.244 unidades, num mês que as vendas caem cerca de 20%. Desse modo, a VW fez o Celta e o Classic comerem muita poeira, e chegou bem mais perto dos líderes Gol e Palio, que venderam 14.731 e 14.285 unidades, respectivamente. A irmã SpaceFox também fez bonito, vendendo 2550 unidades mês passado, chegando ao 12º lugar no ranking, e deixando Palio Weekend (1594) bem para trás. Destaques do mês vão para os franceses C3 (2002) e Mégane (1008). New Beetle (373) também merece destaque.
.
Cuidado com a luz Nas próximas semanas, a PSA deverá fazer uma pequena e discreta chamada (recall) do C3 e do 206, ambos 2007. Várias unidades saíram da fábrica com problema no sensor da luz de freio, localizada no pedal deste. O resultado são vários 206 e C3 (este principalmente) andando por aí com a luz de freio permanentemente acesa, como se o motorista estivesse sempre brecando. Não é raro achar um desses desfilando pelas ruas. Quem quiser, consegue a troca gratuita desde já, mas é quase impossível achar uma concessionária que tenha a peça a pronta-entrega. O jeito é esperar o recall. E avisar pro cara de trás quando você realmente vai freiar.
.
Texto: Adriano Vieira


2 comentários:

Franco disse...

Estou feliz em saber que será lançado o Celta 1.4 nas próximas semanas. Mas é oficial mesmo?

Anônimo disse...

Que ótimo que o Tucker vai ser nacional! Deve vir num preção!