quinta-feira, fevereiro 08, 2007

A Revolução do Carro do Povo

Depois de alguns anos “dormindo” no mercado, enquanto a Fiat demonstrava evolução - e esse era um dos maiores motivos de sua liderança - a Volkswagen, enfim, prepara o seu contra-ataque. Ela está trabalhando pesado naquela que promete ser a melhor geração do Gol, o líder em vendas do mercado brasileiro há 20 anos. Mas, engana-se quem pensa que o único interesse da montadora alemã está em reformular a sua linha de entrada. Há outros bons projetos, para os próximos anos, que você confere a seguir.

Gol NF – Rodando sob carrocerias de Fox e Polo Sedan, a família NF deve compartilhar a mesma plataforma dos outros compactos da Volks, Polo e Fox. O mesmo deve ocorrer com o sucessor do Fox na Europa. Este deixa de comercializado no velho continente, com o novo modelo sendo produzido na Rússia. O novo Gol deverá vir com motor 1.0 e estrear o 1.4 nos carros de passeio da marca, já utilizado na Kombi, que gera 78/80cv de potência abastecido com gasolina ou álcool, respectivamente. A substituta da atual Saveiro deve utilizar o mesmo 1.4 além de uma versão 1.8. Terá opção de cabine estendida, como a atual lider, Strada. A motorização do sedan, ainda sem nome, chamado provisóriamente de "Voyage" pela imprensa, deverá ser a mesma da pick-up. A incógnita fica em torno da Parati, que pode ser descontinuada, dando maior espaço para a SpaceFox. A “geração NF” da linha Gol deve chegar ao mercado no fim deste ano, na versão três volumes. O restante da familia virá em 2008.

Golf e Bora 4,5 – Ainda para 2007, a Volkswagen trabalha na reestilização do Golf. Em parceria com a VW do México, os retoques devem ser estendidos ao Bora, produzido no país do Chaves. Com faróis que têm o estilo do Polo, com uma curva na linha inferior, o “nosso” Golf é considerado até mais bonito que o modelo totalmente diferente, comercializado na Europa como Geração 5. Além dos faróis, grade, pára-choque e capô são retocados na dianteira. Na lateral, a diferença é o retrovisor mais recortado e esportivo, com a luz de indicação embutida no mesmo. Na traseira, as mudanças também são um pouco mais profundas: as lanternas seguem o estilo do atual Golf vendido na Europa, continuando até a tampa traseira; a maçaneta para abertura do porta-malas é a mesma do Polo; o pára-choque ganha retoques e o vidro traseiro se expande até as bordas da tampa, tendo a parte inferior com um leve corte em “V”, já utilizado na traseira de Polo e Gol G4. No interior, as mudanças ficam para o volante, que é o mesmo de Polo e Jetta e novo tipo de iluminação para algumas versões. Além disso, o motor 1.8 alemão (da versão GTI) deverá ganhar mais potência e o motor 2.0 Total Flex deve estrear no segundo semestre.

Outras propostas – A Volkswagen também tem outras propostas para outros segmentos. Retoques e novos projetos devem ser as novidades para 2008 e 2009. O que deve acontecer em 2008, é o Fox ganhar o estilo do modelo destinado à exportação. Como este deve parar de ser vendido no mercado europeu, seu design deve ser “aproveitado” para dar um fôlego médio de dois anos antes de uma profunda reformulação. Pára-choques, grade, tecidos e detalhes do painel devem ser os ganhos do modelo para o ano que vem. Também deve ganhar o motor 1.4 Total Flex. O que não se sabe é se isso ocorrerá no próximo ano ou se ficará para 2009. Já o criticado quadro de instrumentos deve mudar na SpaceFox Crossover. Na linha Fox não há informações sobre o mesmo.

Dentre os novos projetos da Volkswagen no país incluem, entre importações e produções locais, pelo menos uma perua média e picape médias, além de um utilitário esportivo. A perua média deverá ser importada do México, com o nome de Jetta Variant. A VW não tinha previsão para produzi-la, ainda mais após o lançamento do Golf Plus (misto de hatch com minivan) na Europa. Mas, a pedido dos fãs, ela retorna. Já a picape média é fruto de um projeto mundial da montadora, sendo inclusive o seu primeiro produto no segmento na história. Falaram que ela derivaria do conceito AAC, embora quem derivou deste foi o Touareg. Neste caso, são poucas as informações, já que não há rumores com fundamento correndo pela mídia internacional. Já sobre o utilitário esportivo, a imprensa nacional afirma que será uma versão simplificada do Tiguan, próximo lançamento da “marca do povo” no velho continente.

Texto: Matheus Q. Pera

2 comentários:

Franco disse...

Acertada a decisão da Volks em mudar completamente o Gol, não muito tempo atrás vendia mais que o dobro do segundo colocado, e hoje em dia está praticamente empatado com o Palio, que acertadamente privilegiou o conforto, ao invés da robustez e manutenção que o Gol se sustenta para garantir a liderança. O desafio do próximo Gol é manter estas qualidades sem descuidar do acabamento interno e ruídos, coisa que a marca alemâ anda devendo muito.

Victor Serrão disse...

A VW já produziu o modelo Taro, nos anos 90. Era um derivado da Toyota Hilux, portanto, picape da mesma categoria do produto agora em desenvolvimento.