segunda-feira, março 05, 2007

O pequeno grande Renault

Não é segredo pra ninguém aqui na equipe que o Twingo é a paixão declarada de Adriano e Matheus. Os dois babam quando vêem aquela azeitona minúscula andando pelo trânsito, e ficam horas trocando fotos e informações sobre carro. Com a missão de escrever sobre a nova geração do compacto, que será apresentado no Salão de Genebra e vendido até o meio do ano, sabíamos que os dois iam disputar a tapas e murros quem iria escrever sobre o novo compacto francês. E como o AutoDiário não queria derramamento de sangue (nem perder dois dos melhores escritores), vamos fazer algo inédito: dois textos. Cada um deu sua opinião e detalhou o que achava mais importante. Agora cabe a você, leitor, escolher um ou, se a paixão for como a de nossos dois pirados aqui, ler ambos os textos. Boa leitura!
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O NOVO TWINGO - por Matheus Q. Pera
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A Renault mostra a nova cara do Twingo. Depois de quase uma década e meia sem alterações, o carro de entrada da empresa na Europa recebe uma merecida nova geração. Com um design que lembra os novos Renaults, em especial as linhas Mégane e Clio, o compacto ficou mais charmoso e bonito. As novas linhas deixaram o modelo mais esportivo, pronto pra encarar a concorrência de Citroën C1, Toyota Aygo e Volkswagen Fox, só para citar alguns dos seus rivais diretos.

Agora medindo 3,60 metros de comprimento, 1,64 de largura e 1,47 de altura, o Twingo, ao contrário das novas gerações de outros modelos europeus, manteve a altura, crescendo ligeiramente em largura e comprimento. Uma versão GT deve chegar ao mercado, com forte inspiração no conceito que deu origem ao compacto renovado.

Já no interior, uma marca: como no antigo modelo, o velocímetro digital fica na parte central do painel. Atrás do volante, somente o conta-giros. Atrás deste, um porta-objetos sem tampa completa o desenho. O Twingo também tem outra novidade: na antiga geração, ficou por conta do excelente espaço interno, que antes tinha o banco corrediço, agora tem 4 assentos individuais. Além de tudo, o Twingo é uma aula de equipamentos pra muito carro médio nacional: seis air-bags, bancos de couro, ar-condicionado, cruise-control, CD Player, Bluetooth, entrada para iPod, entre outros.
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Os motores devem ter pequenas alterações. Alguns devem ser os mesmos utilizados pelo Clio III. O melhor de tudo é que o novo 1.2, provavelmente o que equipará a versão esportiva, terá turbo e entregará 100cv. Outros motores de menor potência devem continuar na gama do "carrinho" da Renault.

Vale ressaltar também alguns detalhes que a nova geração tem em comum com o antigo modelo e com outros veículos da linha Renault. Por fora, apenas a maçaneta é a mesma do modelo "atual". Por dentro, o mesmo CD Player da linha Clio vendida no Brasil. Detalhes como botões dos vidros, manopla do câmbo e maçanetas internas das portas vieram do Mégane, assim como o ar-condicionado digital e o cinzeiro móvel.

Particularmente, acredito que o desenho está em perfeita harmonia. Por fora, linhas compactas e belas, que estão em sincronia com a identidade da Renault. Por dentro, ousadia e detalhes que fazem a diferença. A concorrência de lá deve começar a pensar melhor, principalmente a PSA no painel de seus C1 e 107. Enquanto isso o povo agradece à montadora francesa pela demorada mas excelente novidade! Valeu a pena esperar.
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O NOVO TWINGO - por Adriano Vieira
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Que o Twingo é um dos maiores sucessos da Renault na Europa, isso ninguém duvida. Mesmo após 13 anos com seu design e carroceria praticamente inalterados, o pequeno Renault consegue se manter entre os 5 carros mais vendidos na França. Prova do carinho e paixão dos europeus por um dos compactos mais bem-projetados até hoje.
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Agora a Renault presenteia a Europa com a nova geração do carrinho. Com uma criatividde abundante, os designers conseguiram fazer o modelo se integrar aos novos padrões de design da Renault, tanto no exterior como no interior, sem perder as características originais que marcaram sua quase década e meia na atual geração.
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Por fora, notamos detalhes clássicos como a ausência de grade no capô, as maçanetas integradas à carroceria, lanternas traseiras pequenas, vidro traseiro com linhas arredondadas e a sempre única opção de 3 portas. Por dentro, o painel lembra muito o do irmão maior Modus, sem se esquecer dos detalhes característicos como o painel de instrumentos central, o sistema de som inclinado, o banco traseiro com sistema corrediço e os tecidos alegres e descontraídos. Novidade no banco traseiro é o assento também bi-partido, possibilitando a dobra completa de apenas um dos bancos, impossível no modelo atual, que só tinha o encosto dividido.
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O carro ainda traz detalhes inéditos ou muito raros na categoria, como controle de estabilidade, ar-condicionado digital, sistema de som com bluetooth e entrada para iPod, câmbio de 6 marchas, controlador e limitador de velocidade, dentre alguns requintes que já equipavam a versão antiga, como bancos em couro bege (versão Initiale), direção elétrica e apoios de cabeça ativos. Seis airbags complementam a segurança, em conjunto com o ABS de fábrica e o comprimento maior (3,60 x 3,43 metros da antiga geração), o que, de acordo com a Renault, seria essencial para conseguir atingir as 5 estrelas no crash-test da EuroNCAP, num futuro próximo.
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Além das versões comuns, a Renault ainda mostrou o Twingo GT (carro azul), com detalhes estéticos esportivos que devem agradar aos jovens. As motorizações deverão ser as atuais 1.2, com 8 e 16 válvulas, além de um 1.2 turbinado que atringirá 100 cavalos. Como ineditismo para o Twingo, a Renault deverá apresentar futuramente uma versão a diesel, e outra com volante a direita, para a Grã-Bretanha, duas coisas que este best-seller nunca teve na sua longa - e de sucesso - trajetória em seus anos de vida.





Textos: Adriano Vieira/ Matheus Q. Pera

Fotos: divulgação Renault

8 comentários:

Anônimo disse...

O 1º texto foi um pouco mais contido, já o 2º se derreteu de babação pelo carrinho... não, porque é um dos mais bem-projetados, que é paixão dos europeus, com uma criatividade abundante, etc. =D
Apesar disso, dois ótimos textos, parabéns!

Essa nova geração ficou bonitinha, mas fala sério, o atual é bem feinho. Bom, mas gosto é gosto, né

"Os dois babam quando vêem aquela azeitona minúscula andando pelo trânsito"

Huahuahua ainda estou rindo aqui, é uma azeitona minúscula mesmo! XD

Anônimo disse...

que orgia esse painel hein... ahauahauhaah

Unknown disse...

A respeito de traseiras horrorosas a Renault é imbatível! Mata a pau até o Prisma.

Anônimo disse...

Esse é um carro que a Renault devia apostar em fabricar no Brasil.. com certeza venderia muito bem por aqui, mesmo que sem essa quantidade de equipamentos...

A Renault foi muito feliz no design desse carrinho...

Anônimo disse...

Acho que a Renault deveria trazer o Twingo II para o Brasil com menos tecnologia claro....ficaria por um preço competitivo e um design moderno !!!! Para brigar com Fox,Fiesta 2008,Palio G4 2008,Peugeot 206,Corsa...!!!Rafael Nunes

Franco disse...

Também acho que a Renault do Brasil deveria pensar em montar esse carrinho aqui, seria o carro de entrada, aproveitaria e tiraria o Clio antigo para não roubar as vendas e lançava o Clio III a um preço maior. E o futuro Logan ficaria entre os dois.

Unknown disse...

Bem, eu sou mais um fã fiel do Twingo. Continuo com o meu 2000/2001 simplesmente porque não encontrei, até agora, outro modelo que me agrade tanto. Acho que vou esperar mais alguns anos até que a Renault fabrique esse novo Twingo no Brasil.

rafil disse...

Quem falou que não vai ser feito no BRASIL? Deve chegar aqui no Brasil no final de 2008, assim espero pra trocar o meu que é o 1.3 ano 95.
Abraços,
RAFIL