quinta-feira, março 08, 2007

Salão de Genebra - Os conceitos

O Salão de Genebra, além de ser um excelente lugar para as montadoras lançarem seus novos modelos, já que a Suiça é um território neutro dentro da europa, também é onde as empresas podem mostrar seus conceitos. Sim, construções que podem se tornar modelo de produção ou simplesmente inspirar os próximos lançamentos de uma marca. No meio desse mar de novidades, o AutoDiário separou para você os destaques, sem abrir mão dos menos requisitados.

Não há como dizer qual modelo será mais importante no futuro ou qual deixará o mercado mais badalado. O fato é que há empresas e empresas em qualquer meio e nesse caso não seria diferente. Alguns modelos como Grande Punto Abarth S2000, uma versão para corridas do Punto esportivo, ou o Dodge Demon Concept, uma espécie de Mini-Viper, que seria a resposta dada ao sucesso dos modelos Pontiac Solstice e Mazda MX-5 Miata no mercado norte-americano, na categoria de conversíveis 2 lugares. Outros modelos que não devem chegar a ser produzidos como o LUV (Luxury Utility Concept), do estúdio EDAG, que é basicamente uma Mercedes ML versão picape. Outro que não deve deixar de ser conceito é o Citroën Cruise Crosser, uma versão picape do utilitário esportivo C-Crosser, mas com seis (!) rodas.

Há ainda alterações de modelos já existentes como a perua 9-5 da Saab em versão BioPower (movida a Etanol), e desenvolvida pelo estúdio suíço Rinspeed. Seguem ainda neste grupo o Skoda Fábia S2000 (uma versão esportiva do modelo), Mitsubishi Outlander V6 Concept, as novas peruas francesas Renault Clio Grand Tour e Peugeot 207 SW, esta apresentada no conceito Outdoor, o utilitário sueco XC60 da Volvo, entre outros. E, como já citado, há os modelos que inspirarão as montadoras no futuro, dando ênfase também a novos modelos, que podem chegar ainda este ano ao mercado (europeu, principalmente).


Mazda Hazake Concept

Mazda Hazake Concept – Depois do Nagare e do Ryug, é a vez do Hazake ser mostrado pela montadora japonesa. Cada um teve um significado importante para os executivos, pois é a partir dos três conceitos é que serão desenhados os novos modelos da empresa. A definição para o Hazake fica entre um cupê de quatro lugares e um compacto crossover. Ele ainda tem grande versatilidade, como a mudança de posição dos bancos, para maior aproveitamento do espaço para cargas. Sem falar na ousadia que tiveram os engenheiros do Mazda's European Design Center em Frankfurt, Alemanha.

Toyota Hybrid X

Toyota Hybrid X – Os novos carros híbridos da Toyota deverão seguir sua tecnologia, pois seu estilo deve ser o adotado no novo Prius, que deve chegar entre 2008 e 2009. O modelo não foi o pioneiro em adotar motores elétricos, mas é o de maior sucesso nos EUA. O conceito mede 4,5m de comprimento e 1,44m de altura, nada diferente do atual Prius. A distância entre eixos cresceu em 10 cm e passou a 2,8m. No conceito as portas traseiras se abrem no estilo “suicida”, da maneira contrária às da frente. Uma novidade interessante é a economia, são 33,3 km com 1 litro de gasolina. E o objetivo da Toyota é ainda maior: ter todos os modelos de sua gama com versões híbridas até 2012. Será que sobra algum espaço para o mercado brasileiro?




Honda Small Hybrid Sports Concept
Honda Small Hybrid Sports Concept – Mais uma montadora japonesa com um conceito inovador, a Honda, assim como a Mazda, também traz um conceito desenhado na Alemanha, em seu estúdio em Offenbäch. Com 4 metros de comprimento, ele é pouco menor que o esportivo S2000, mas traz a nova inspiração dos modelos híbridos da montadora, que estreou com o Insight nos EUA, em 1999, seus modelos elétricos. Uma solução interessante é o vidro que parte do pára-brisa até a traseira do modelo. O sistema de propulsão é o Honda IMA, já utilizado no Civic Hybrid, e conta com um motor elétrico e outro a gasolina de quatro cilindros. A caixa de câmbio é a mesma que utiliza o Fit, de sistema CVT.

Texto: Matheus Q. Pera

Um comentário:

Anônimo disse...

as fotos não abrem!