quarta-feira, fevereiro 14, 2007

As novidades da Fiat - Parte II

O Punto

O Linea, sua versão sedan

Punto e Linea – Sim, Punto. Este deverá ser o nome do Grande Punto no Brasil. Semelhante ao europeu, e em fase final de testes, o Punto brasileiro deverá chegar às lojas entre o segundo e o terceiro trimestre. Como aconteceu com Stilo e Idea, não devemos nos surpreender caso haja uma versão com teto de vidro. As notícias sobre o modelo nacional ainda são escassas, mas sabe-se que ele vem pra disputar mercado com o chamado segmento dos “compactos premium”: modelos de porte semelhante ao dos hatches compactos, mas com mais equipamentos de série e, consequentemente, maior preço. Seus principais rivais serão VW Polo, Citroën C3 e Kia Picanto (além do provável lançamento do Peugeot 207). Os motores disponíveis na gama deverão ser o 1.4 já utilizado no Palio e duas versões 1.8, uma de 8 válvulas e outra de 16. Contabilizando todas as versões e combustiveis, a potência variará entre 120 e 150cvs. Na Europa, uma versão Abarth deverá ser disponibilizada ainda este ano. Para o mercado nacional, não há nem mesmo especulações sobre essa variante.

Depois do Punto, sua versão sedan, desenvolvida pela Fiat do Brasil e pela filial turca, deverá chegar às lojas entre Setembro e Novembro. O Linea, nome do modelo, deverá aposentar os antiquados Marea e Marea Weekend. Com uma leve derivação do design do Punto, o Linea tem 9 cm a mais de entre-eixos. É aguardada também há a possibilidade da chegada de uma versão Weekend do Linea. A motorização será a mesma do Hatch do qual deriva, porém sem a opção de motor 1.4.

A princípio, o Linea deve ser lançado em Setembro no mercado nacional. Seu design moderno, bem resolvido, passa a sensação de ser um carro mais requintado do que ele realmente deverá ser. Os faróis são bi-parábola, com um recorte diferente dos mono-parábola usados pelo Grande Punto. A grade também é mais elegante, pouco menos esportiva. Capô e pára-choques também são diferentes nos dois modelos. O capô do sedan segue até a grade, enquanto o do hatch deixa um pequeno vão, como acontece no Renault Mégane nacional, por exemplo.

Segundo as fotos do interior do Grande Punto que temos acesso na internet, podemos ter esperança de um acabamento caprichado, com bons materiais e espaço para os ocupantes. Na Europa, o interior do hatch tem duas opções de cor, algo que não deverá estar disponível no Brasil.

O Linea será, literalmente, um grande adversário para versões de Mégane e Corolla. O porta-malas tem 500l(Mégane e Corolla contam com 520l e 430l, respectivamente), além de ter as seguintes medidas: 4,56 m de comprimento, 1,73 de largura e 1,50 de altura. Veja aqui o comparativo entre ele e os concorrentes.

O Linea competirá com os outros sedan médios, como Corolla, Civic e Vectra, já que suas dimensões são bem mais generosas que as do hatch que deriva, e os preços do modelo devem partir de R$50/55 mil reais em sua versão básica, e podemos apostar em versões, chegando a cerca de 80 mil reais na sua versão completa, como é tradição da Fiat.

As fotos reais do Linea foram gentilmente cedidas pelo nosso leitor Alessandro Bhering.






Texto: Matheus Q. Pera

8 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente lindo, não tem o que falar !

   disse...

O Linea é lindo! Mas será que vai conseguir ficar pareo a pareo com os sedans que já estao no mercado? Civic, Fusion e Jetta. Sinceramente, nao imaginava que o Linea viria tao bonito assim! E as fotos do cabine, nao tem? =]

Anônimo disse...

Simplesmente lindo, não tem o que falar ! [2]

Anônimo disse...

Encontrei um erro no texto
" Contabilizando !todas! as versões e combustiveis, a potência variará entre 120 e 150cvs. " Aí não está contabilizada a versão 1.4!

Texto mto bom.
Parabéns pelo pioneirismo das matérias

Matheus Q. Pera disse...

Bom, o Jetta e o Fusion estão em um outro patamar. O Civic já é um velho conhecido do público. O Linea terá que fazer um nome bom. Tem um sobrenome de sucesso no Brasil, Fiat, mas não se sabe se será muito útil para construir uma imagem sólida no segmento.

Matheus Q. Pera disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Por fora o Linea é muito lindo, falta saber o interior, o que mais me preocupa... não ficando no mesmo nível do Vectra, que é cheio de plásticos, já tá bom!!!

Ah tem o motor tb, claro que não vai ser igual os modernos motores japoneses, mas tb que não seja igual os velhos motores da GM... XD

Márcio C. M. disse...

Achei! O Linea vai partir de R$ 50.000, e o Punto? O Punto vai substituir o Stilo?