terça-feira, novembro 07, 2006

Curtas 14ª Edição


Recalls Malucos Não é só no Brasil que ouvimos falar de recalls estranhos. A Europa está sofrendo desse mal, e só nas duas ultimas semanas foram três chamadas estranhas. Primeiro foi a Fiat, que recolheu todos os Grande Punto vendidos na Grã-Bretanha, pois os modelos eram mais inseguros que os carros com volante a esquerda, vendido no resto da Europa. Toda a confusão se deve à falta de uma barra, instalada perto da coluna de direção “esquecida” (!) ao se projetar o carro com volante ao contrário. Já a Honda chama os proprietários do novo Civic hatch, naquele continente, porque os carros saíram da fábrica com água no motor (!!), que a fábrica usa pra fazer testes. Mais recentemente a Peugeot chamou mais de 10 mil unidades do 307, vendidos somente na Dinamarca, e fabricados nos três últimos anos, para corrigir um problema no ESP, já que o sistema poderia se incendiar a qualquer momento. A marca culpa o sal (!!!) que o governo daquele país coloca nas ruas e estradas por causa da neve. O sal é usado para evitar lâmina de gelo no asfalto. E não é só a Dinamarca que faz isso...



Tio Sam se rende Com o galão da gasolina batendo recordes atrás de recordes em preços, os americanos começam a se render aos veículos menores e com combustíveis alternativos. A Ford está entre eles e lançará a picape F-150 (seu automóvel mais vendido) em versão diesel, algo inédito para os norte-americanos. Futuramente, sabe-se que esse motor chegará também ao utilitário Expedition, tendo grandes chances de equipar até o Lincoln Navigator. A unidade mais cotada para essa missão é a unidade 3.6 V8, da Land Rover. Chegará ano que vem na picape, e até 2010 estará difundido entre os 4x4 da marca.

Mais um 'A' para a família A Audi já começou a fazer os primeiros testes do novo cupê A5, que deverá ser lançado até o final de 2007. Por enquanto, sabe-se que ele estreará uma plataforma nova, chamada MDS, que equipará também o futuro A4. O carro terá uma distribuição de peso quase perfeita, com motores e câmbio situados atrás do eixo dianteiro, o que dará um comportamento dinâmico excelente. Sabe-se também que ele terá um longo entre-eixos, sendo um cupê de quatro lugares corretos, não um 2+2 com banco traseiro feito pra crianças, como é comum na categoria. Virá inicialmente com o motor 3.2 V6 da marca, e terá a tração Quattro opcional.


O Fire é fogo... O Palio está dando dor de cabeça pra VW. Pelo segundo mês consecutivo, o Fiat vendeu mais que o Gol, tentando tirar a liderança de 20 anos do modelo alemão. Dessa vez a diferença foi maior ainda, perto das 900 unidades. A versão responsável pela virada foi a Fire, a mais barata, recentemente reestilizada. O tapa no visual chegou ao sedã Siena Fire também, que passou da média de 3500 unidades mensais para pouco mais de 7mil mês passado, e desbancou o Classic como sedã pequeno mais vendido. Outro destaque foi o Polo, que dobrou as vendas com uma reestilização – chegando a quase 3500 carros emplacados. Já o C3 não precisou de visual novo, e emplacou 2269 carros, quando sua média é de 1500. Com as vendas dos modelos aumentando, estima-se que ano que vem finalmente passaremos em vendas o fabuloso 97, melhor ano da história da nossa indústria automobilística.


Briga de peruas O Segmento de peruas vai começar a esquentar. A VW confirmou a fabricação do Jetta Variant, perua da linha Golf que será fabricada a partir de fevereiro de 2007. Será feita em Puebla, México, na mesma linha de montagem do sedan. A VW irá divulgar motores, estratégia e mercados somente no próximo mês, mas já se sabe que ela terá o 2.5 5 cilindros de 150cv, e virá para o Brasil. Para nós ainda poderá ter o inédito 2.0 TotalFlex, que a deixará concorrer com as nossas peruas locais. Falando nelas, o Mégane Grand Tour já estará a venda em dezembro, com motores 1.6 e 2.0, e somente no acabamento Dynamique. Seus preços deverão partir de 65mil reais. Novidade inesperada foi a anunciada pela Peugeot, que afirmou que irá produzir o 307 SW na Argentina, junto com o hatch e o sedan. Terá preços mais competitivos, maiores ofertas de motores e acabamentos. A fabricação local da perua deve se concluir até o meio do ano que vem, pouco antes da morte da nossa perua média mais antiga, a Marea Weekend. A Fiat planeja uma sucessora para ela, que será produzida utilizando a plataforma local do nosso futuro Punto. Já está em desenvolvimento e é o membro mais esperado da família, já que os outros foram revelados recentemente.


Raposa Aventureira Quem não se lembra do CrossFox subindo o Pão de Açúcar? Agora o corajoso carrinho da VW pôde ser visto na Cachoeira do Saltão, em Brotas (SP), onde o ele “fez” um rapel. O carro desceu os cerca de 70 metros da cachoeira, com o apresentador Luciano Huck dentro. Ainda, cabos de aço movimentavam o carro sob a queda d’água, para dar mais emoção. O fato ocorreu dia 1º, às 11h, e durou cerca de 10 minutos. Poderá ser visto pela televisão no próximo dia 2, no Caldeirão do Huck.

Texto: Adriano Vieira

Nenhum comentário: