quarta-feira, novembro 15, 2006

Novità Fiat - Sedici Brasileiro


O Salão do Automóvel foi encerrado a pouco, com uma grande estrela no Stand da Fiat: Concept FCC Adventure. Um pequeno utilitário esportivo que mostrou que a Fiat está totalmente atenta ao crescimento deste mercado.

E as possibilidades do Sedici - modelo produzido em parceria com a Suzuki na Europa e flagrado pelo nosso colaborador Marlos Ney Vidal em Belo Horizonte se tornar nacional são grandes. O veiculo foi testado pela imprensa brasileira há cerca de três meses, e, segundo uma fonte extra-oficial será produzido no mercado nacional em 2009.

Se confirmado, o jipinho terá caracteristicas semelhantes às dos principais concorrees (leia-se Ford Ecosport): motores à gasolina e tração 4x2. Coincidentemente apresenta distância entre-eixos igual à do Grand Punto (2,51m), que chegará no primeiro trimestre do próximo ano - o que facilita ainda mais a aplicação desta nova plataforma ao Sedici. Compartilhará também a mecânica deste último lancamento, com motores Torque 1.8 16v 1.6 16v - este último ainda não oficial.

O interior deverá ser mais simples que o vendido na Europa, até mesmo pelas características dos concorrentes com que competirá.


Será um importante aliado no crescimento da montadora lider no mercado nacional, hoje deficiente em veículos diferenciados, sofisticados e lucrativos. As vendas da montadora hoje se concentram em modelos baratos (Família Palio e Mille) - o que deve ser revertido com o Sedici e novos membros da família Grand Punto.

Texto: Guilherme Lopes
Fotos: Marlos Ney Vidal

Nenhum comentário: