terça-feira, novembro 14, 2006

SEGREDO - Novità Fiat


Guardar segredos dentro do mundo automobilístico é difícil, muito difícil. Todos os dias nos deparamos com surpresas e detalhes extra-oficiais que “escapam” de dentro das fábricas. E se segurar um modelo novo, uma proposta de renovação de motor ou mesmo um facelift é difícil, imagina manter o silêncio quando se trata de todos os lançamentos de um grupo nos próximos anos? E foi isso que (não) aconteceu com a Fiat. Um documento extraviado está disponível para qualquer mortal na internet e mostra quais são as novidades do grupo italiano até 2010, incluindo Lancia e Alfa Romeo.

De acordo com o documento serão 23 novos modelos e mais 23 reestilizações, durante os próximos quatro anos, dentro das marcas do grupo. Vale ressaltar que as novidades estão restritas à Europa, ocidental e oriental, não incluindo novidades que a Fiat prepara para a América do Sul, África, Ásia e até, possivelmente, América do Norte.

O Linea, sedan do Grande Punto, será uma das primeiras novidades da marca

2007 terá três lançamentos Fiat, um Alfa e nenhum Lancia. Os Fiat já são conhecidos: Bravo, 500 e Línea. O primeiro é o substituto do médio Stilo, com lançamento marcado para 29 de janeiro. Totalmente projetado por computador, o hatch estreará os motores T-Jet (turbo, a gasolina, com cilindradas baixas e alta potência) e o novo logo da marca. O Línea é a versão sedã do Grande Punto, que será lançado na Europa Oriental no começo deste ano, com motorizações e equipamentos equivalentes à sua versão hatch. Já o sub-compacto 500 é desenvolvido em conjunto com a nova geração do Ford Ka. Sem fotos oficiais, é aguardado para a metade de 2007. Além desses novos modelos, as novidades ficam a cargo da versão esportiva Abarth do Grande Punto, e de uma reestilização da perua Croma, esperada pro final do ano, como linha 2008.

O Bravo, sucessor do Stilo: estréia do logo novo e uma variante Multiwagon até o final da década

Já a linha de utilitários da marca, a única apresentação para 2007 fica a cargo do novo Scudo, van de porte médio feito em conjunto com a PSA. Teve fotos apresentadas há uma semana, e terá lançamento no primeiro trimestre.

A esportiva Alfa Romeo terá como principal lançamento o super-esportivo 8C Competizione, feito para rivalizar com os alemães. Já a perua Crosswagon aparece em nova geração, no modelo 159. Na divisão de luxo Lancia, completamente reestruturada nos dois últimos anos, a única novidade é a aparição de uma variante esportiva do Ypisilon, chamada de “Momo Sport”.

Assim poderá ser o Delta: baseado no Bravo, o carro trará de volta toda a esportividade e dinâmica da Lancia nesse segmento

2008 não terá nenhum modelo novo na Fiat, somente banhos de loja em modelos como Idea, Múltipla e Panda, enquanto o modelo 500 recebe versão esportiva Abarth. O documento acusa ainda uma reestilização no atual Punto (que ainda é vendido por lá) e no seu sucessor Grande Punto, algo que nos parece cedo, mas não para a Fiat. É esperado, finalmente, o lançamento da picape média da marca. Já a Lancia reeditará o Delta. Baseado no Bravo, o médio virá com pretensões esportivas e pronto pra voltar às pistas de Rali. Já a Alfa fará o lançamento de um modelo que o documento denomina como “Junior”, provavelmente uma tentativa da marca no segmento de pequenos.

2009 reserva, principalmente, a nova geração do Doblò, a variante conversível do 500 e uma reestilização pro jipinho Sedici. Ainda há o que o documento descreve como “C X-Over”, algo entendível como um crossover, ou uma alternativa maior ao Sedici, e “B-Compact”, que poderá ser uma alternativa menor e mais barata ao Grande Punto. A Lancia atacará com a nova geração do Ypisilon, enquanto a Alfa Romeo será completamente reestruturada, com a nova geração de 147 (149?), do 166 (esse sim, 169), e um facelift em toda a gama 159, além de Brera e Spider.

Uma das várias montagens sobre o futuro 500: terá versão Abarth e até um conversível

2010, ainda tão longe, não teve muitas novidades marcadas ou programadas, mas pode-se ver confirmado a nova geração do Panda, uma reestilização do Bravo e do Línea, além de uma variação do “B Compact” e da perua Bravo. Já a Alfa lançará o crossover “C X-Over” com sua marca, provavelmente numa área mais esportiva e dinâmica, onde o utilitário da Fiat não chegará.

Como se vê, uma das coisas mais difíceis para uma marca é programar novidades muito futuras, e segurar isso trancado a sete chaves. Ao que tudo indica a Fiat reserva boas novidades para os próximos anos, o que torna esse calendário de lançamentos inoportunamente lançado, uma grande propaganda para a marca. Mesmo assim, desejamos mais sorte para guardar os próximos segredos. Em breve vocês conhecerão no AutoDiário os segredos da Fiat nacional, que não ficam tão atrás da Européia.

Texto: Adriano Vieira

Um comentário:

Anônimo disse...

Novo Fiat 500 http://500blog.blogspot.com/2006/12/new-fiat-500-trepino-sketches_01.html