quinta-feira, julho 27, 2006

O mundo é dos pequenos

Toyota FJ Cruiser

Já sabiamos que a venda de SUVs nos EUA estava caindo na mesma proporção em que subiam os preços dos combustíveis. Porém a ultima "Consumer Choice" (Eleição dos Consumidores) do site Autobytel mostra que isso é só o comeco de um mudança muito drástica nas caracteristicas do mercado norte americano. Se antes encontrar um SUV 4x4 em todas as esquinas era absolutamente natural, isto tende a não ser mais tão comum. Os modelos que tiveram maior queda na procura, no segundo semestre deste ano, são:
À exceção do Chrysler 300 e Dodge Charger, todos são SUVs. E todos, agora incluindo os dois últimos, são vorazes consumidores de combustível.
E, como era de se esperar, praticamente todos os automóveis pequenos viram suas vendas crescerem no mesmo periodo.
O segundo semestre desse ano foi o momento em que os SUVs e derivados notaram toda a força do aumento do preço do petróleo, e, não foi somente os modelos citados acima que tiveram uma forte queda na demanda. A Toyota Tundra, Nissan Titan e a Chevy Silverado também tiveram sensíveis perdas de vendas.
A lista "quente" do site, que se refere aos modelos que terão forte demanda no próximo trimestre é:
Toyota Yaris
Toyota Camry Hybrid
Toyota FJ Cruiser (estilo aliado a um baixo consumo)
Honda Fit
Lexus ES 350
Toyota RAV4 (substituto para os modelos maiores?)
Honda Civic
Dodge Caliber
Hyundai Sonata
Ford Escape Hybrid (além de econômico é oferecido com largos descontos)
Pode parecer muito dificil, hoje, imaginar os EUA repleto de carros pequenos e econômicos, como já acontece na Europa. Mas isso não deve demorar a acontecer.
Fonte: Autobytel
Texto: Guilherme Lopes

Nenhum comentário: