segunda-feira, julho 03, 2006

O pequeno notável da Dodge

Ainda que só agora esteja sendo vendido no resto do mundo, ao menos no seu país natal o Caliber é um sucesso. Em Maio foi o modelo mais vendido da Dodge, com mais de 12..500 unidades vendidas. De acordo com a Autoweek, os concessionários estão vendendo os carros na mesma velocidade que eles saem da linha de montaem de Belvidere, Illnois (EUA). O seu exito é tamanho que háfilas de espera que atingem 10 meses.
O lançamento do Caliber não poderia ser em melhor momento, levando-se em conta que finalmente os consumidores norte-americanos começam a ver com melhores olhos os automóveis compactos, em detrimentos dos antes populares SUVs. Lembrando, que embora classificado como compacto por lá, em nosso mercado se enquadraria como um carro médio. A alta dos combustíves é um dos grandes motivos atrás das cifras de vendas, já que é vendido com motores 1.8, 2.0 e 2.4, todos a gasolina e associados com uma transmissão CVT. O consumo anunciado é de 13,6km/l (32 milhas por galão), auxiliado pela gasolina de boa qualidade vendida disponível por lá.
Mesmo que não seja o automóvel mais eficiente neste aspecto, um dos maiores argumentos de venda do Caliber é que pode ser visto como um automóvel forte. Compacto, porém "másculo". Tudo no modelo leva a isto, sejam as linhas robustas adotadas pela Dodge, seja pela tradição da empresa com SUVs e carros valentes.

O carro tem boa presença e é cogitado para ser produzido na fábrica de Juiz de Fora, MG, onde se produzia o Classe A. Além de concorrer com Astra, Golf, Focus e Stilo, só para citar alguns, estão nos planos derivados do naipe de um utilitário esporte e talvez um monovolume.

Nenhum comentário: