sexta-feira, julho 28, 2006

Redesenho Golf IV - Salão de Guangzhou

A FAW VW acabou de apresentar no Salão de Guangzhou o novo Bora Hatch. Apesar de ser o nosso conhecido Golf IV, por lá ele é chamado de Bora Hatch.
Na parte frontal é que houve a maior mudança, com o mesmo desenho já adotado no Bora Sedan. Na traseira não houve alterações. Um pecado, já que mereceria receber ao menos lentes mais modernas.
Atualmente podemos dizer que a gama da Volkswagen chinesa é uma das mais completas do mundo. Ou melhor, numerosa. Isto acontece pois há duas fabricantes dos modelos da VW: a Shangai VW e a FAW VW. Há casos em que o mesmo modelo é produzido pelos dois fabricantes. O nosso Jetta, modelo que começará a ser vendido por aqui ainda esse ano é produzido com o nome Sagitar por uma e com o nome Bora (MK V) pela outra.
Em relação ao nosso Golf, já é certo que haverá um redesenho. Só não se sabe quando que será apresentada a mudança. A expectativa é que isso ocorra no fim deste ano. Se não for como o adotado pelo modelo chinês, terá traços muito próximos a este já que a VW é tradicionalmente conservadora nos redesenhos, adotando uma identidade entre todos os modelos.

quinta-feira, julho 27, 2006

O mundo é dos pequenos

Toyota FJ Cruiser

Já sabiamos que a venda de SUVs nos EUA estava caindo na mesma proporção em que subiam os preços dos combustíveis. Porém a ultima "Consumer Choice" (Eleição dos Consumidores) do site Autobytel mostra que isso é só o comeco de um mudança muito drástica nas caracteristicas do mercado norte americano. Se antes encontrar um SUV 4x4 em todas as esquinas era absolutamente natural, isto tende a não ser mais tão comum. Os modelos que tiveram maior queda na procura, no segundo semestre deste ano, são:
À exceção do Chrysler 300 e Dodge Charger, todos são SUVs. E todos, agora incluindo os dois últimos, são vorazes consumidores de combustível.
E, como era de se esperar, praticamente todos os automóveis pequenos viram suas vendas crescerem no mesmo periodo.
O segundo semestre desse ano foi o momento em que os SUVs e derivados notaram toda a força do aumento do preço do petróleo, e, não foi somente os modelos citados acima que tiveram uma forte queda na demanda. A Toyota Tundra, Nissan Titan e a Chevy Silverado também tiveram sensíveis perdas de vendas.
A lista "quente" do site, que se refere aos modelos que terão forte demanda no próximo trimestre é:
Toyota Yaris
Toyota Camry Hybrid
Toyota FJ Cruiser (estilo aliado a um baixo consumo)
Honda Fit
Lexus ES 350
Toyota RAV4 (substituto para os modelos maiores?)
Honda Civic
Dodge Caliber
Hyundai Sonata
Ford Escape Hybrid (além de econômico é oferecido com largos descontos)
Pode parecer muito dificil, hoje, imaginar os EUA repleto de carros pequenos e econômicos, como já acontece na Europa. Mas isso não deve demorar a acontecer.
Fonte: Autobytel
Texto: Guilherme Lopes

quarta-feira, julho 26, 2006

As Melhores Propagandas - Kombi 1967

Com o passar dos anos, ou das décadas, alguns veículos saem da TV para venderem por si só, nos concessionários.

A Kombi é um destes casos. Se antes era um veiculo familiar, como as minivans são hoje, e contava inclusive com versões luxuosas, hoje é apenas um veículo utilitário, destinado a um público pequeno, que quer transportar muito mas pagando pouco e gastando pouco. Até hoje é única em sua faixa de preço que carrega 1tonelada.

Mas as simpáticas freirinhas não têm todo esse volume, claro.

terça-feira, julho 25, 2006

Curtas & Curiosidades - 7ª Edição

Opel e Pixar → Pela primeira vez o estúdio Pixar usa seus dotes na criação de animações para campanhas publicitárias. Em acordo firmado com a Opel, está no ar na Europa, campanha em que Astra, Zafira e Meriva ganham vida, sendo transformados em personagens do filme Carros (Cars). O objetivo, lógico, é aumentar as vendas desses veículos bem como promover o filme da Disney/Pixar. Para visitar o “hot-site”, com fotos e vídeos: Clique Aqui!


Na onda do filme "Carros", animações do Astra, Zafira e Meriva na Route 66

* A GM argentina também utiliza as imagens destes personagens (só que com a gravatinha) para divulgar as versões especiais da Meriva e Zafira com DVD player de série, incluindo o filme. O site tem até jogos em flash: Clique Aqui!

Hyundai Coupe → A Hyundai apresentou o Coupe/Tiburon reestilizado num evento chinês. O carro já foi flagrado em testes, tempos atrás na China e é, por enquanto, exclusividade deles. A maior mudança está na dianteira, com novo pára-choque e conjunto ótico (que lembra um pouco o Ford Cougar). Na traseira, as modificações foram mais leves, no pára-choque e nas lanternas. Confira abaixo as primeiras imagens:


Clique nas imagens para ampliar

Panda Terramare 4 → O engenheiro italiano Maurizio Zanisi realizou algo inusitado, atravessou o Canal da Mancha, com aproximadamente 43 km de extensão, a bordo de um Fiat Panda 4x4 modificado. Batizado de Terramare 4, o carrinho recebeu bóias infláveis e um motor de popa para tal aventura. A travessia foi na última sexta-feira, 21. Não foi a primeira de Maurizio com um Panda, ele já "navegou" em lagos italianos um tempo atrás. Ele cobra 100 mil dólares pelo Terramare.


Clique nas imagens para ampliar

Minivan C4 à venda
→ Pois é, mas não em tamanho real. No site eBay España é possível adquirir uma miniatura da minivan C4 (no caso, a versão de 7 lugares), antes mesmo do modelo real ser lançado. Feita em metal, na escala 1/43, é rica em detalhes e, fabricada na China. Acesse aqui! Algum tempo atrás, o site WorldCarFans divulgou umas imagens fazendo referência às futuras versões "standard" e de 7 lugares da minivan da Citroën.

domingo, julho 23, 2006

Guiness


Durante toda a semana, a equipe Honda de Fórmula 1 esteve em Bonnevile Salt Flats (EUA) tentando alcançar um novo recorde de velocidade de um F1. A empresa batizou a missão como Bonneville 400 devido a sua intenção de alcançar os 400km/h.

O carro em que buscaram este recorde é um Honda 007 equipado com um motor V10 (lembre-se que nesta temporada as equipes usam um V8). O piloto Alan van der Mewe foi o encarregado de conduzir o bólido durante as tentativas realizadas ao longo da semana para alcançar a marca. Finalmente o piloto, a equipe e o automóvel romperam três vezes o recorde de um Formula 1.

O Honda 007 alcancou uma velocidade de aproximadamente de 397,360 km/h percorrendo a distância de uma milha (1,6 km). O segundo recorde foi de 397,481 km/h. A meta dos 400 km/h não foi alcançada, mesmo que tenham obtido uma velocidade de 400,454 km/h no começo da semana. O Automóvel não foi capaz de repetir a marca na tentativa oficial. Mesmo que a equipe tenha ficado um pouco decepcionada por não ter alcançado meta, todos avaliaram a semana como muito positiva. No site Bonneville 400 há fotos e vídeos do evento.

quinta-feira, julho 20, 2006

Esportivo Verde - Tesla Roadster

A Tesla finalmente desvendou o Roadster, um veículo muito diferente dos outros que têm sido lançados atualmente, principalmente pelo fato de ser 100% elétrico, porém com aparência, comportamento e qualidades de um autêntico esportivo. A principal diferença do Roadster em relação aos seus rivais a gasolina encontramos debaixo do capô, onde está o seu motor de indução AC. Através deste, alcança uma velocidade máxima de 209km/h e pode chegar aos 100km/h em cerca de quatro segundos. Tudo isto é obtido de maneira silenciosa. O máximo que se houve é o ruido do vento.

O Roadster têm um centro de gravidade muito baixo, e é suave em todos os aspectos possíveis. Se não bastasse ser um belo esportivo, é também um automóvel "verde". Não emite poluição. Também, nem haveria como emitir, pois nem tubo de escape há no carro.

Segundo a Tesla, o veículo foi criado para desmistificar a teoria de que os carros elétricos servem apenas para serem dirigidos em baixas velocidades. O carro conta com as vantagens de ser elétrico, como o fato de o motorista não ter de trocar o óleo do motor, sendo necessário apenas revisão de freios e pneus para os primeiros 259 mil km rodados. A bateria do motor dura 450 km rodados e demora cerca de três horas e meia para ser carregada.






Clique nas imagens para ampliar

Origem do nome - Trata-se de uma homenagem a Nikola Tesla (1856-1943), que descobriu o campo magnético giratório. Nosso sistema de energia elétrica, baseado em corrente alternada, também foi iniciativa sua. Tesla elaborou mais de 700 projetos, incluindo desenvolvimentos básicos para o motor eletromagnético, o motor a turbina, a transmissão sem fio, dispositivos de controle remoto e a primeira usina hidrelétrica, nas Cataratas do Niágara.

Tesla também virou nome de banda de rock, sendo sucesso nos anos 80 nos EUA. A idéia foi do vocalista e fundador Jeff Keith. Uma das músicas de maior sucesso é "Love Song". Para mais informações: Biografia / Whiplash.net

Fonte: Invertia e Autoblog Green
Texto: Guilherme Lopes
Colaboração: Rafael Lima

Arte em Pó

Hora de sermos honestos: quem nunca pintou algo com o dedo num carro todo sujo de pó? "Me dê um banho", "Lava-me", são os escritos mais comuns de se encontrar nas ruas. Mas há, também, artistas como Scott Wade, do Texas (EUA), um verdadeiro profissional na arte de "decorar" vidros cobertos de pó e areia.

Vivendo num lugar onde só pode ser acessado através de um caminho de terra, Wade todos os dias têm suficiente sujeira acumulada em seu Mini Cooper e no Mazda de sua esposa. Com isso (mais o tempo livre, claro) permite com que ele crie com seus dedos e com a ajuda de um pincel autênticas obras de arte. Obras como "A Noite Estrelada" de Vah Gogh e a "Monalisa" são impagáveis, até mesmo feitas de areia. Nesses vidros não se pode encostar o dedo.








Fonte: Neotorama

quarta-feira, julho 19, 2006

Revelação - Volvo C30

A princípio, as primeiras fotografias e detalhes do novo compacto sueco C30 iriam ser reveladas no próximo dia 25 de Julho. Mas a internet foi mais rápida.

O modelo é muito fiel ao conceito que lhe deu origem. Na parte frontal o desenho tem o típico ar dos últimos modelos da volvo, com faróis, grade e traços dos S40 e V50.

Já na traseira encontramos um carro que relembra o extinto 480, um modelo que revolucionou o seu tempo por seu desenho inovador. O interior não apresenta diferenças em relação aos S40 e V50. Os plásticos são de boa qualidade e traz um console central fino, que libera um espaço considerável para acomodar pequenos objetos.

Mecanicamente não há como adiantarmos a gama final de motores, mas não seria arriscado apostar que manterá os já vistos no Focus, com o qual compartilha plataforma. A versão de entrada deverá ser o 1.6i de 100cv, e não faltarão aos europeus as opções diesel, que são o 1.6d de 100cv e o 2.0d de 136cv.

Teremos mais informações do novo rival do Série 1 da BMW e dos Audi A3 ao fim do mês, na apresentação oficial.



Clique nas imagens para ampliar

terça-feira, julho 18, 2006

A mais vendida

A Bloomberg mostrou um ponto de vista diferente sobre o terremoto que está sacudindo os últimos dias na industia automobilistica mundial. No mundo dos negócios, a ameaça de que a Toyota irá se tornar o maior fabricante de automóveis do mundo pode ser considerada como uma autêntica declaração de guerra. Carlos Ghosn (presidente da Nissan) quer utilizar a GM como forma de crescer e alcançar o seu irmão japonês, se valendo das plantas industriais subutilizadas (ou até mesmo paralizadas) da GM para lançar novos Nissan ao mercado.

Da outra parte, a expansão da Toyota continua com o investimento mensal de 1,3 bilhão de dólares na criação de novas fábricas na América do Norte, Europa e Asia.

De nenhuma maneira se pode considerar a aliança entre GM e Renault-Nissan como um trampolim para que Nissan possa alcancar com um salto a desenfreada Toyota. Os planos do gigante japonês indicam 10,3 milhões de veículos vendidos no mundo para 2010, enquanto a Renault-Nissan comercializaram juntamente 6 milhões de veiculos este ano. Porém se somadas às vendas da GM, este valor ultrapassaria os 14 milhões de unidades. Somente o tempo dirá se as negociações entre Carlos Ghosn e Rick Wagoner terminam evitando a médio-longo prazo a consolidação da Toyota como o maior fabricante do mundo.

Fonte: Bloomberg

domingo, julho 16, 2006

Novo Holden Commodore

Neste domingo, 16 de julho, foi apresentada na Austrália a 14ª geração* do Holden Commodore, um dos automóveis de maior sucesso em todos os tempos na terra do canguru. A subsidiária australiana da GM desembolsou mais de um bilhão de dólares no desenvolvimento do novo sedã e rodou mais de três milhões de quilômetros em testes nos últimos anos. O carro ficou maior, mais espaçoso e bonito, seguindo um padrão europeu de design sem ser revolucionário, talvez um pouco abaixo da expectativa criada pelos consumidores e fãs australianos*, mas bem atraente se comparado ao modelo anterior. Ele chega ao mercado dos grandes sedãs impulsionado por motores Alloytec V6 de 3,6 litros e V8 de 6 litros, podendo contar com transmissão automática de 4, 5, 6 velocidades ou manual de 6 velocidades (para o SS). É bem provável que o novo Commodore chegue por aqui, como nosso terceiro Omega que, por enquanto, corresponde à geração anterior do modelo australiano.
Eis as primeiras imagens do Commodore e suas derivações, de codinome VE: SS e Calais e WM (de alto luxo e plataforma alongada): Statesman e Caprice.



VE Commodore SS (clique para ampliar)



VE Commodore Calais (clique para ampliar)



WM Commodore Statesman e Caprice (clique para ampliar)

* Pois é, teve australiano que torceu o nariz para o visual do Commodore, comparando-o com Audi e até mesmo o Ford Falcon local, insinuando que a Holden desenhou uma frente parecida, principalmente os faróis. Quanto às gerações, na verdade é a quarta carroceria diferente, mas a 14ª se somar as revisões visuais (face-lifts) e mecânicas desde 1978 que, em algumas vezes chegaram a ter maior profundidade.