sábado, janeiro 06, 2007

Ano novo, novidades


Troller é incorporada pela Ford

A Ford anunciou divulgou ontem incorporação da Troller, que produz jipes e picapes fora-de-estrada em Horizonte, no Estado do Ceará. A aquisição faz parte de um programa de investimentos de R$ 2,2 bilhões, a ser realizado entre 2007 e 2011.

Mas, qual será o resultado desta aquisição da Ford? Oficialmente, foi duvulgado que além de fortalecer a presença da empresa na região, a aquisição agregará à linha da companhia estadunidense novos veículos off-roads. E é verdade.

Para que isso ocorra com a efetividade esperada serão necessários investimentos no Troller T4 a fim de que este se torne viável (e muito lucrativo) numa escala maior, já que a produção atual é artesanal. Carroceria de aço e peças compartilhadas com outros modelos já produzidos aqui pela Ford deverão ser as mudanças no curto prazo.

Especula-se que a aquisição da empresa Cearense, que buscava novos investidores, diga-se de passagem, tenha por fim, também, de gozar dos benefícios fiscais já garantidos à Troller, instalando, naquela planta, a produção de um novo modelo, dentro desse novos ciclos de investimentos bilionários a serem realizados pela montadora nos próximos quatro anos no Brasil.



Nova Picasso

Nesta semana, a Citröen apresentou na Europa o C4 Picasso com carroceria para, no máximo, cinco ocupantes. Com isso, o C4 Picasso de sete lugares passará a se chamar C4 Grand Picasso.

O C4 Picasso não substituirá, ao menos por enquanto, o Xsara Picasso (que também é produzido no Brasil). A Citröen continuará sua produção ao menos até 2010, e o manterá como uma alternativa mais barata entre seus monovolumes.

O estilo é diferente do adotado na Grand Picasso, da seção central até a traseira. O novo modelo mantém identidade com o primeiro Picasso, principalmente na curvatura do teto.

O C4 Picasso mede 4,47m de comprimento, sendo 12 cm mais curto que o de sete lugares. Está 2cm mais baixo, também. O Porta-mals têm 500l, suficientes para uma viagem famíliar.

Pelo desenho diferente, o C4 Picasso perde um pouco da altura na segunda fila de assentos. E mesmo assim, ainda mantém espaçoso. Os assentos de trás pode ser regulados. Ambos três assentos traseiros possuem as mesmas dimensões.

As motorizações são iguais às da Grand Picasso. E, mesmo sendo 40kg mais leve que a irmã maior, a Citröen, sem hesitar, anunciou dados de desempenho e consumo iguais.

Dentre os equipamentos opcionais, a suspensão traseira pode ser regulável em altura em todas as versões (exceto 1.8 à gasolina). As janelas dianteiras podem ser laminadas (como no nosso Fiat Idea), a ventilação pode ter regulagem de temperatura independente para os passageiros do banco traseiro, e o teto pode ser de cristal, também.

Entre os equipamentos de série, todos os C4 Picasso têm freio de mão elétrico, sete airbags (um, inclusive, para os joelhos do condutor) e parabrisas panorâmico.



Para o Brasil

Conforme já anunciamos, a Citroen têm a intenção de renovar a nossa Xsara Picasso, mantendo-a em linha até, ao menos, 2009/2010. A C4 Grand Picasso, que foi um dos grandes sucessos do Salão do Automóvel, será importada já a partir deste ano. O único entrave enfrentado pela montadora está sendo encontrar um local para o estepe, que não existe no modelo europeu.

Como a produção do C4 Sedan e Hatch será iniciada este ano na planta Argentina da montadora, estima-se que a C4 Picasso também venha a ser fabricada, porém isto ainda não foi confirmado. A isenção de impostos colaboraria para o modelo chegar ao nosso mercado com muita competitividade, e preço até melhor que a nacional, mais simples e barata de produzir.

Texto: Guilherme Lopes
Fotos: Divulgação

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