quinta-feira, abril 06, 2006

Rumo ao Leste

Enquanto a Volkswagen e outras montadoras européias choram as mágoas e prometem muitas demissões e cortes nos gastos, nas unidades destes mesmos grupos no leste europeu a produção vai bem, obrigado. A unidade do grupo VW/Audi em Bratislava, Eslováquia, funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, produzindo a todo vapor os altamente lucrativos utilitários esportivos Touareg e Q7, além do Cayenne, da associada Porsche (este orgulhosamente finalizado na unidade alemã, onde só as rodas são colocadas), todos destinados ao sedento mercado norte-americano. A Volkswagen recentemente anunciou a demissão de 20.000 trabalhadores somente na Alemanha, mas tem investido pesado na produção no leste europeu. O motivo é simples: Enquanto um trabalhador eslovaco recebe o equivalente a US$ 4,20 por hora de trabalho, na Alemanha, com benefícios, esse valor pode bater nos US$ 64,00, sendo a jornada de trabalho limitada a 28 horas semanais. Junte-se a isso o fato de os trabalhadores dos países do antigo bloco soviético virem de uma longa tradição industrial, sendo, portanto, altamente capacitados. Especialistas afirmam que, a continuar neste ritmo, a produção de veículos pode vir a se tornar tão desvantajosa na europa ocidental que pode até mesmo cessar em países como Alemanha, França e Itália. Além da Volkswagen, a General Motors (na Hungria), o grupo Fiat (na Polônia) e o grupo PSA, que inclui as marcas Peugeot e Citroën (na República Tcheca) têm migrado cada vez mais a produção de seus veículos para o leste europeu. Apesar da euforia, o quadro nesses países é desanimador: os trabalhadores empregados nas unidades das montadoras ocidentais salvam suas famílias da miséria, mas nunca as vêem, estando submetidos a longas jornadas de trabalho e vivendo em dormitórios nas próprias fábricas. Em tempo: a Eslováquia, com 5,4 milhões de habitantes, está prestes a se tornar o maior produtor per capita de veículos do mundo, com mais de 850.000 unidades projetadas para o ano de 2006.
(com informações do "Chicago Tribune")

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